Diferenças sociais e o papel da escola na sociedade

atuação transformadora no contexto pandêmico e pós-pandêmico

Autores

  • Fabiana de Freitas Poso UFRJ
  • Willian Alves Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Aline Silva Dejosi Nery Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Bruno Andrade Pinto Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.257-273.2169

Resumo

Atualmente, vivemos os impactos de uma pandemia inesperada, causada pela COVID-19, a qual repercutiu diretamente sobre as estratégias de ensino. Com isso as desigualdades sociais no contexto educacional se destacaram, principalmente às que atravessaram as questões étnicos-raciais. Desta forma, o presente trabalho visou investigar as relações das questões socioeducativas que emergiram durante a pandemia e correlacioná-las com as perspectivas de um período pós-pandêmico, a partir de curso de extensão pela promoção de debates relacionados à vida universitária e aos problemas causados pela pandemia. Os cursistas preencheram um formulário que instigou reflexões no intuito de colaborar com a construção de estratégias em um contexto pós-pandêmico menos desigual. As respostas foram categorizadas e analisadas de acordo com Laurence Bardin. Como resultado percebe-se que serão grandes os desafios da educação para o momento pós-pandemia; no entanto, para que os efeitos não sejam ainda mais prejudiciais, é preciso que as atividades estejam contextualizadas à realidade dos educandos para uma educação mais democrática e inclusiva.

Palavras-chave: Pandemia; desigualdades educacionais; análise de conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana de Freitas Poso, UFRJ

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto Nutes - UFRJ e professora da SME e SEEDUC

Willian Alves Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto Nutes - UFRJ e Divulgador Científico no Museu de Ciências Itinerante Ciência Móvel - Arte e Ciências sobre Rodas/Museu da Vida-FIOCRUZ

Aline Silva Dejosi Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora de Comunicação Social do Museu de Ciências: Espaço Ciência Viva; Divulgadora Científica no Museu de Ciências Itinerante Ciência Móvel - Arte e Ciências sobre Rodas/Museu da Vida-FIOCRUZ.

Bruno Andrade Pinto Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ)., professor do Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor do Mestrado Profissional em Ensino de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor Adjunto da UFRJ - Campus

Downloads

Publicado

2022-04-12

Como Citar

DE FREITAS POSO, F.; ALVES PEREIRA, W. .; SILVA DEJOSI NERY, A.; ANDRADE PINTO MONTEIRO, B. . Diferenças sociais e o papel da escola na sociedade: atuação transformadora no contexto pandêmico e pós-pandêmico. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 1, p. 257–273, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.257-273.2169. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2169. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas