Metodologias ativas como estratégia para desenvolver competências e habilidades em acadêmicos de Nutrição em tempos de Pandemia

relato de experiência

Autores

  • Mírian Patrícia Castro Pereira Paixão Centro Universitário Salesiano - UNISALES, Vitória/ES - Brasil
  • Kelly Ribeiro Amichi Centro Universitário Salesiano - UNISALES, Vitória/ES - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.328-341.2035

Palavras-chave:

aprendizado baseado em projetos e problemas, nutrição, habilidades e competências, pandemia da COVID-19

Resumo

O Curso de Graduação em Nutrição deve ser centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino aprendizagem. Dessa forma, é importante repensar a maneira como as atividades de ensino têm sido desenvolvidas para que os acadêmicos se preparem para o mercado de trabalho conforme as demandadas atuais. Este trabalho propõe descrever estratégias ativas de ensino, como a aprendizagem baseada em problemas e projetos que podem ser aplicáveis aos acadêmicos do curso de Nutrição, visando a tornar, estudante e professor, agentes comuns e colaborativos na busca e na construção do conhecimento a partir de experiências reais, mesmo diante do distanciamento social orientado pela Organização Mundial da Saúde devido a pandemia relacionada a COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mírian Patrícia Castro Pereira Paixão, Centro Universitário Salesiano - UNISALES, Vitória/ES - Brasil

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (1998), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002) e doutorado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Foi coordenadora do PET Saúde Mental em Vila Velha (ES). Atualmente é professora titular da Centro Universitário Salesiano desevolvendo atividades na área de Nutrição Clínica. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: perfil e intervenção nutricional, avaliação nutricional e índice de qualidade da dieta.

Kelly Ribeiro Amichi, Centro Universitário Salesiano - UNISALES, Vitória/ES - Brasil

Nutricionista, Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e formação complementar, MBA de Educação Hibrida, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem, pela Uniamérica Centro Universitário (2021). Professora Assistente lll do Centro Universitário Católico UNISALES, e professora da Faculdade MULTIVIX de Vitória -ES. Experiência na área de Nutrição, com ênfase em Gestão em Unidade de Alimentação e Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento e Gestão em Unidades Produtoras de Refeições, Técnica Dietética, Composição dos Alimentos, Gastronomia Hospitalar e Qualidade Sanitária dos Alimentos.

Downloads

Publicado

2023-07-05

Como Citar

PAIXÃO, M. P. C. P.; AMICHI, K. R. Metodologias ativas como estratégia para desenvolver competências e habilidades em acadêmicos de Nutrição em tempos de Pandemia: relato de experiência. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 1, p. 328–341, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.328-341.2035. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2035. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas