O enfrentamento à COVID-19

ações da Universidade Federal de Alagoas no contexto da pandemia

Autores

  • Vanessa Maria Costa Bezerra Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Wilton Petrus dos Santos Universidade Federal de Alagoas.
  • Líllian Franciele Silva Ferreira Faculdade Raimundo Marinho

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.252-271.1865

Palavras-chave:

Pandemia, Covid-19, Universidade Pública, Pesquisa.

Resumo

Este artigo objetivou socializar ações e pesquisas destinadas ao enfrentamento da COVID-19 no âmbito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Em tempos de pandemia do coronavírus (SARS-CoV-2), as Universidades públicas brasileira, apesar dos sucessivos ataques sofridos e do arrefecimento das políticas de fomento à pesquisa, têm contribuído significativamente para o combate [à pandemia. O estudo em questão, de abordagem qualitativa, utilizou-se da técnica de coleta e análise dos dados de amostragem intencional de reportagens postadas no site oficial da Ufal. Dentre as inúmeras ações efetivas da instituição supracitada, destacou-se a construção de um ventilador pulmonar de baixo custo e a criação de um aplicativo de celular para as pessoas cadastrarem e visualizarem locais com aglomerações, uma vez que o distanciamento social é um modo de evitar a disseminação do vírus. Ademais, como notas conclusivas, enfatiza-se a importância da valorização das Universidades públicas, do incentivo à pesquisa e do papel do pesquisador para a sociedade.

Palavras-chave: Pandemia; COVID-19; universidade pública; pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Maria Costa Bezerra Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação, vinculado à Universidade Federal de Alagoas (PPGE-CEDU-UFAL). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança (FAFIBE). Graduação em Pedagogia pela UFAL.

Wilton Petrus dos Santos, Universidade Federal de Alagoas.

Professor de Língua Portuguesa, mestre e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas.

Líllian Franciele Silva Ferreira, Faculdade Raimundo Marinho

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, especialista em Formação Docente do Ensino Superior pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto e Graduada em Pedagogia pela UFAL. Professora efetiva da Prefeitura de Maceió - Alagoas. Coordenadora do Curso de Pedagogia e Professora Universitária na Faculdade Raimundo Marinho (FRM, Maceió).

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

SILVA, V. M. C. B.; SANTOS, W. P. dos; FERREIRA, L. F. S. O enfrentamento à COVID-19: ações da Universidade Federal de Alagoas no contexto da pandemia. Revista Thema, Pelotas, v. 20, p. 252–271, 2021. DOI: 10.15536/thema.V20.Especial.2021.252-271.1865. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1865. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.