O desafio amazônico da inclusão de disciplina sobre Educação Escolar Indígena no processo de formação inicial docente não indígena
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.12-28.1710Palavras-chave:
Educação indígena, PPC, formação docente, Diretrizes Curriculares NacionaisResumo
O presente trabalho objetiva discutir a inserção da disciplina de educação escolar indígena no processo de formação inicial de professores não indígenas, visando a promoção do diálogo intercultural no sistema de ensino básico, buscando reconhecer e respeitar as diferenças culturais e o empoderamento dos povos indígenas na contemporaneidade. Para desenvolvimento do respectivo trabalho, optou-se pela abordagem qualitativa, com procedimento de coleta de dados do tipo bibliográfico e documental. Neste sentido, o presente trabalho coletou e analisou os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de formação docente não indígena das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas do Estado do Amazonas. Os resultados apontaram que apenas o curso de Pedagogia das Universidades Públicas (UFAM, UEA e IFAM) apresentam em seus respectivos PPCs a discussão da educação indígena no processo de formação inicial docente não indígena, as demais instituições, sobretudo as privadas, não possuem disciplinas para este debate. Compreende-se que a falta da inclusão da disciplina educação indígena na formação inicial pode implicar na negação da cultura dos povos e dos processos educacionais próprios de cada povo acerca de educação, ocorrendo, por isso, um reforço do ensino homogeneizador no Brasil, quando se espera que o ensino seja intercultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.