Conhecimento sobre a Cognição Numérica de professores que ensinam Matemática na Educação Infantil

Autores

  • Sidney Lopes Sanchez Júnior Universidade Federal do Paraná - UFPR. http://orcid.org/0000-0001-5908-1982
  • Marília Bazan Blanco Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.686-698.1705

Palavras-chave:

Ensino da Matemática, Educação Infantil, Cognição Numérica.

Resumo

O objetivo deste presente artigo consiste em discorrer sobre os conhecimentos prévios das professoras que ensinam Matemática na Educação Infantil em uma cidade do norte do Paraná sobre a Cognição Numérica, bem como analisar seus relatos sobre a importância deste conhecimento para suas práticas pedagógicas. Os dados foram coletados em um curso de capacitação de professores e analisados a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD). Desta forma, é importante destacar que a Cognição Numérica é influenciada por fatores biológicos, cognitivos, educacionais e culturais, compreendidos pelo Senso Numérico (sistema primário), Processamento Numérico, o qual se subdivide em Compreensão e Produção Numérica e o Cálculo (sistema secundário). Este estudo revelou que este conteúdo não foi abordado nos processos de formação inicial e continuada destas professoras. No entanto, a partir do curso, as participantes destacaram a importância deste conhecimento para os professores que ensinam Matemática na Educação Infantil, sobretudo pois os modelos de desenvolvimento da Cognição Numérica fornecem embasamento teórico para suas práticas, qualificando-as para o trabalho com a disciplina e contribuindo, assim, para a diminuição das dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: Ensino da Matemática; Educação Infantil; cognição numérica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidney Lopes Sanchez Júnior, Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londirna - UEL, Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Pedagogo pela mesma instituição. 

Atuo como Pedagogo na Universidade Federal do Paraná. 

Marília Bazan Blanco, Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio.

Professora Doutora do Centro de Ciências Humanas e da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio.

Downloads

Publicado

2020-10-05

Como Citar

JÚNIOR, S. L. S.; BLANCO, M. B. Conhecimento sobre a Cognição Numérica de professores que ensinam Matemática na Educação Infantil. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 3, p. 686–698, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.686-698.1705. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1705. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas