E o que está fora da ordem do discurso escolar?

Autores

  • Josí Aparecida de Freitas Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.10.2013.115-121.166

Palavras-chave:

Discurso escolar, Poder, Verdade, Currículo.

Resumo

 

Pretendo, com este texto, estabelecer algumas relações entre o artigo A ordem do discurso escolar, de Luís Henrique Sommer (2007) e a obra A ordem do discurso de Michel Foucault (1999). Trago do texto de Foucault alguns pressupostos que ele considera importantes para realizar seu trabalho de análise discursiva e que vão aparecer, de alguma forma, transportados - no trabalho de Sommer - para o âmbito escolar. Recorto, ainda, do texto de Sommer, um enunciado em que o autor afirma que “ensino, metodologia, didática, planejamento são conceitos interditados, estão fora da ordem do discurso escolar” (SOMMER, 2007, p. 63). Lanço algumas problematizações a partir desse enunciado, relacionando-o, em uma perspectiva pós-estruturalista, apoiada também em Foucault, a um “campo de significação” (SILVA, 2011, p. 123) caracterizado por conhecimentos considerados verdadeiros e conexões com relações de poder, ao qual se costuma chamar de currículo.

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Biografia do Autor

Josí Aparecida de Freitas, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Professora de Português / Inglês e respectivas Literaturas -UNISC 

Especialista em Gestão Educacional / Supervisão Escolar - UNISC

Mestranda em Educação pela UNISC

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Publicado

2013-10-11

Como Citar

Freitas, J. A. de. (2013). E o que está fora da ordem do discurso escolar?. Revista Thema, 10(1), 115–121. https://doi.org/10.15536/thema.10.2013.115-121.166

Edição

Seção

Ciências Humanas