A trajetória acadêmica dos estudantes do curso técnico de Gestão Cultural do IFSul – Câmpus Sapucaia do Sul

Autores

  • Walter Romeu Bicca Junior Instituto Federal Sul-rio-grandense câmpus Sapucaia do Sul
  • Paloma Almeida Arce Instituto Federal Sul-rio-grandense câmpus Sapucaia do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.531-561.1444

Palavras-chave:

Educação técnica, evasão no ensino técnico, evasão escolar.

Resumo

São recorrentes os casos de evasão, retenção e abandono escolar atualmente. A vista disso, esse artigo busca elucidar essa problemática, apresentando não apenas as causas e consequências, mas também um estudo aprofundado dos estudantes do curso técnico de Gestão Cultural integrado ao ensino médio do IFSul – Câmpus Sapucaia do Sul. Nesse estudo são apresentados dados do percentual de alunos evadidos, com matrículas trancadas e retidos dos cursos técnicos de Gestão Cultural. Além disso, foi analisado todos os anos, da primeira turma a se formar até a última de todos elas. O estudo dessa temática é de suma importância pois afeta a sociedade como um todo, não apenas as escolas, famílias e os estudantes.

Palavras-chave: Evasão escolar; abandono escolar; retenção escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Romeu Bicca Junior, Instituto Federal Sul-rio-grandense câmpus Sapucaia do Sul

Professor e orientador de pesquisa

Paloma Almeida Arce, Instituto Federal Sul-rio-grandense câmpus Sapucaia do Sul

Estudante do Curso Técnico em Informática

Downloads

Publicado

2021-10-08

Como Citar

Bicca Junior, W. R., & Arce, P. A. (2021). A trajetória acadêmica dos estudantes do curso técnico de Gestão Cultural do IFSul – Câmpus Sapucaia do Sul. Revista Thema, 19(3), 531-561. https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.531-561.1444

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas