Contribuições de uma atividade investigativa para o processo de ensino e aprendizagem no campo da educação para o trânsito

Autores

  • Michelle Silveira Vilanova Costa
  • Tirzah D Avila Silveira Costa
  • Romualdo Santos Silva Júnior
  • Paulo Victor Coutinho Vieira

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.458-466.1439

Palavras-chave:

Aprendizagem investigativa, Física, trânsito.

Resumo

Abordar a física na educação básica através de fenômenos cotidianos, como situações vivenciadas no trânsito, pode ser uma alternativa para a aprendizagem significativa dos estudantes. Nesse sentido, este trabalho objetivou desenvolver o projeto “Pare e preste atenção: Física no Trânsito”, devido à necessidade de abordar a educação para o trânsito no currículo escolar, seguindo as recomendações do Código de Trânsito Brasileiro e das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Com a realização do projeto foi possível exemplificar para os estudantes a importância do tema abordado, pois além de conscientizar os alunos sobre seus direitos e deveres no trânsito, ainda foi possível relacionar a teoria vista em sala de aula com os conhecimentos prévios dos estudantes. Ao final do projeto, os alunos produziram pesquisas, cartazes, desenhos, paródias, apresentações, painel expositivo e demonstraram satisfação em participar.

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Publicado

2019-07-26

Como Citar

COSTA, M. S. V.; COSTA, T. D. A. S.; JÚNIOR, R. S. S.; VIEIRA, P. V. C. Contribuições de uma atividade investigativa para o processo de ensino e aprendizagem no campo da educação para o trânsito. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 2, p. 458–466, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.458-466.1439. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1439. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas