Contribuições de uma atividade investigativa para o processo de ensino e aprendizagem no campo da educação para o trânsito
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.458-466.1439Palabras clave:
Aprendizagem investigativa, Física, trânsito.Resumen
Abordar a física na educação básica através de fenômenos cotidianos, como situações vivenciadas no trânsito, pode ser uma alternativa para a aprendizagem significativa dos estudantes. Nesse sentido, este trabalho objetivou desenvolver o projeto “Pare e preste atenção: Física no Trânsito”, devido à necessidade de abordar a educação para o trânsito no currículo escolar, seguindo as recomendações do Código de Trânsito Brasileiro e das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Com a realização do projeto foi possível exemplificar para os estudantes a importância do tema abordado, pois além de conscientizar os alunos sobre seus direitos e deveres no trânsito, ainda foi possível relacionar a teoria vista em sala de aula com os conhecimentos prévios dos estudantes. Ao final do projeto, os alunos produziram pesquisas, cartazes, desenhos, paródias, apresentações, painel expositivo e demonstraram satisfação em participar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.