Jogo do Mico Matemático: uma estratégia didática e lúdica para o ensino fundamental

Autores

  • Andrea Cristina Costa de Freitas IFRJ, SEEDUC, PCNI
  • Maria Cristina do Amaral Moreira IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.489-500.1142

Palavras-chave:

Ensino de matemática, aprendizagem significativa, recurso didático.

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa empírica com foco na investigação do uso do Jogo do Mico Matemático a partir de figuras geométricas como um recurso didático para avaliação da aprendizagem de matemática. O recurso didático foi desenvolvido pela professora e pesquisadora, autora do artigo, visando à necessidade de incorporar novas estratégias no ensino de matemática de forma lúdica e significativa para os alunos. A pesquisa foi um estudo de caso, com duas turmas de oitavo ano do ensino fundamental de uma escola estadual da baixada fluminense, totalizando 46 alunos participantes. O jogo foi utilizado para avaliar a aprendizagem dos alunos após as aulas teóricas da professora e pesquisadora sobre triângulos e quadriláteros. Para diagnosticar o uso do recurso pelos alunos, aplicamos um questionário com perguntas semiestruturadas após a realização do jogo. Os resultados apontaram que o jogo, para além do valor formativo da matemática, contribuiu com o seu caráter construtivista, para a estruturação do pensamento e do raciocínio dedutivo do conteúdo, além da aquisição de atitudes por meio da interação social.  

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Biografia do Autor

Andrea Cristina Costa de Freitas, IFRJ, SEEDUC, PCNI

PROFESSORA DE MATEMÁTICA, SUPERVISORA ESCOLAR E MESTRE EM ENSINO DE CIÊNCIAS

Maria Cristina do Amaral Moreira, IFRJ

Mestre e doutora em Ciências da Saúde.

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Publicado

2019-10-31

Como Citar

DE FREITAS, A. C. C.; MOREIRA, M. C. do A. Jogo do Mico Matemático: uma estratégia didática e lúdica para o ensino fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 489–500, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.489-500.1142. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1142. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

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