Produção de materiais didáticos a partir de coletivos quilombolas da Zona Sul do Rio Grande do Sul: cultura, terra e resistência

Autores

  • Georgina Helena Lima Nunes Universidade Federal de Pelotas
  • Leandro Haerter Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Deise Teresinha Radmann Cunha Universidade Federal de Pelotas
  • Sabrina de Souza Silva Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Educação quilombola, Comunidades negras rurais, Lei 10.639/03, Resistência negra.

Resumo

O texto que segue foi construído a partir de achados etnográficos apreendidos durante a realização do Projeto de Extensão “Cultura, Terra e Resistência: matrizes por onde construir materiais didáticos para comunidades quilombolas”, financiado pela SECAD/MEC e executado pela FaE/UFPel. O referido Projeto de Extensão encontra-se orientado pelas Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico Raciais e pela Lei 10.639/03 que torna obrigatório, no âmbito da Educação Básica, o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, e seu objetivo é a produção de um livro didático e de um DVD temático. O método etnográfico, a revisão bibliográfica específica e a formação de professores nos municípios envolvidos, consistem na metodologia empregada, cujo referencial empírico abrange 11 comunidades quilombolas. Nessa perspectiva, o Artigo procura apresentar o Projeto de Extensão, seus objetivos, suas categorias-chave e dados empíricos acerca do cotidiano quilombola das comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Georgina Helena Lima Nunes, Universidade Federal de Pelotas

Profa. Dra. em Educação.

Leandro Haerter, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Bacharel, Licenciado e Mestre em Ciências Sociais;

Técnico em Assuntos Educacionais do IF-Sul.

 

 

Deise Teresinha Radmann Cunha, Universidade Federal de Pelotas

Bolsista no Projeto de Extensão.

Sabrina de Souza Silva, Universidade Federal de Pelotas

Bolsista no Projeto de Extensão.

Downloads

Publicado

2011-12-13

Como Citar

LIMA NUNES, G. H.; HAERTER, L.; RADMANN CUNHA, D. T.; DE SOUZA SILVA, S. Produção de materiais didáticos a partir de coletivos quilombolas da Zona Sul do Rio Grande do Sul: cultura, terra e resistência. Revista Thema, Pelotas, v. 8, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/108. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas