Design de Interiores: a adequação de um dormitório para auxiliar no desenvolvimento de uma criança com síndrome de down

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.603-633.2674

Palavras-chave:

design de interiores, sindrome de down, espaço adequado

Resumo

A Síndrome de Down (SD) é uma alteração cromossômica que faz com que os indivíduos possuam algumas limitações físicas e mentais. Por isso, é imprescindível o acompanhamento e a estimulação para o desenvolvimento de crianças com SD. Os ambientes necessitam estar adequados para as suas necessidades e, nesta fase, o dormitório se torna um espaço multifuncional, que além de proporcionar momentos de descanso, também deve propiciar e incentivar a prática de diferentes atividades. Assim, com base em teorias de Design, estudos sobre fatores que influenciam os ambientes e a metodologia projetual de Gui Bonsiepe (1984), esse trabalho tem como objetivo projetar um dormitório para crianças de 4 a 6 anos que colabore no processo de desenvolvimento infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Dayane Guinho de. Dormitório ergonômico destinado ao idoso numa instituição de longa permanência: um estudo de caso na cidade de Caruaru–PE. Disponível em: https://attena.ufpe.br/bitstream/123456789/31473/1/ALMEIDA%2c%20Dayane%20Guinho%20de.pdf> Acesso em: 18 nov 2019

AN, Tai Hsuan. Design: conceitos e métodos. Editora Blucher, 2017

ANUNCIAÇÃO, Lívia Maria Ribeio Leme; COSTA, Maria Piedade Resende da; DENARI, Fátima Elisabeth. Educação Infantil e Práticas Pedagógicas para o aluno com Síndrome de Down: O enfoque do desenvolvimento motor. Revista Brasileira de Educação Especial, v 21, 2015 Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbee/a/JkgBMGTTg5kmw65ccmKtTVG/abstract/?lang=pt> Acesso em: 27/07/2021

AZEVEDO, Maria de Fátima Mendes; DOS SANTOS, Michelle Steiner; DE OLIVEIRA, Rúbia. O Uso da cor no ambiente de trabalho: uma ergonomia da percepção, 2000 Disponível em: <https://docs.ufpr.br/~monica.anjos/artigos/05_cores_ambiente.pdf> Acesso em 28 jul 2021

BARROS, Lilian Ried Miller, A cor no processo criativo: um estudo sobre Bauhaus e a Teoria de Goethe. 4ª edição, Editora Senac São Paulo, 2011

BASSANI, CS da. A síndrome de Down e as dificuldades de aprendizagem. São Paulo: EDITORA, 2012. Disponível em: <http://www.pixfolio.com.br/arq/1401280042.pdf> Acesso em: 22 nov 2019

BONSIEPE, Gui. Design como prática de projeto. Editora Blucher, 2012.

CELUPPI, Maria Cristina; MEIRELLES, Célia Regina Moretti. O método projetual de Bonsiepe (1984) e os encontros disciplinares no Brasil. Revista D.: Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 5777, 2018.

BARBOSA, Paula Glória; REZENDE, Edson José Carpintero. O que é o Design de Interiores?. Estudos em Design, v. 28, n. 1, 53 – 64, 2020.

CHIARELLI, Lígia Karina Maneghetti; BARRETO, Sidirley de Jesus. A música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Revista Recrearte, v 3, 2005. Disponível em <http://www.iacat.com/Revista/recrearte/recrearte07/Seccion3/3.cm.%20%20m%C3%BAsica.%20LIGIA.pdf> Acesso em: 27 jul 2020

CHING, Francis DK; BINGGELI, Corky. Arquitetura de interiores ilustrada. Terceira Edição. Bookman Editora, 2013.

COSTA, Diogo Pontes, SILVA, Itamar Ferreira, SOUSA, Agda Cristina de, MAIOR, Arthur Souto. Proposta de dispositivo para auxiliar o desenvolvimento motor dos membros inferiores de crianças com Síndrome de Down. 2019. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Diogo-Costa-18/publication/352711586_PROPOSTA_DE_DISPOSITIVO_PARA_AUXILIAR_O_DESENVOLVIMENTO_MOTOR_DOS_MEMBROS_INFERIORES_DE_CRIANCAS_COM_SINDROME_DE_DOWN_DEVICE_PROPOSAL_FOR_AUXILIARY_ENGINE_DEVELOPMENT_OF_INFERIOR_MEMBERS_OF_CHILDREN_W/links/60d49bec92851c8f799824b1/PROPOSTA-DE-DISPOSITIVO-PARA-AUXILIAR-O-DESENVOLVIMENTO-MOTOR-DOS-MEMBROS-INFERIORES-DE-CRIANCAS-COM-SINDROME-DE-DOWN-DEVICE-PROPOSAL-FOR-AUXILIARY-ENGINE-DEVELOPMENT-OF-INFERIOR-MEMBERS-OF-CHILDREN-W.pdf> Acesso em: 04 ago 2021

COELHO, Charlotte. A síndrome de Down. Revista Psicologia. PT–O Portal dos Psicólogos, 2016. Disponível em: <https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0963.pdf> Acesso em: 20 jul 2021

DEZOTTI, Mariangela Carvalho. Indivíduo com Síndrome de Down: história, legislação e identidade. São Paulo: USP, 2011, Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

FLEMING, Garret, Decorating for Your Differently-Abled Child + Giveaway, 2019. Disponível em: <https://www.designsponge.com/2016/09/decorating-for-your-differently-abled-child-giveaway.html> Acesso em: 22 ago 2019

GIBBS, Jenny. Design de Interiores: Guia útil para estudantes e profissionais. Barcelona: Editora Gustavo Gili, 2010.

GURGEL, Miriam; Projetando Espaços - Guia de Arquitetura de Interiores para Áreas Residenciais. São Paulo: Editora Senac, 2013.

HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Editora G. Gili, Ltda, 2013

JUNIOR, Jairto Vitto; DE LIMA, Ana Lúcia dos Santos. A inclusão da criança com síndrome de Down no ensino regular. Revista de Iniciação Científica, Santa Catarina, v. 9, n. 1, 2014.

KOZMA, Chahira, O que é síndrome de Down? Disponível em: <https://www.larpsi.com.br/media/mconnect_uploadfiles/c/a/cap_01_64_.pdf> Acesso em: 26 set 2019

LACY, Marie Louise. Poder das cores no equilíbrio dos ambientes. São Paulo: Editora Pensamento, 2000.

LUFT, Maria Gabriela Cherem. Um estudo de cores em Josef Albers para um ambiente infantil. DAPesquisa, v. 6, n. 8, p. 287-305, 2018.

MARIANO, Sonayra do Nascimento, Design de interiores no tratamento do autismo: Proposta de intervenção arquitetônica através da psicologia ambiental. 2017. Disponível em: <http://bd.centro.iff.edu.br/bitstream/123456789/1887/1/Texto.pdf.> Acesso em: 26 ago 2019

MONTEIRO, Renata Gomes; DE ARAÚJO, Ana Caroline Marques; EUZÉBIO, FRANCISCA HELEN VELOSO. O painel sensorial como um instrumento pedagógico para o público-alvo da educação especial, p. 1-388–416, 2020.

NORONHA, Luana Karina. Proposta de design de ambiente educacional para O Cento De Educação Basica Francisco De Assis em Ijui-RS. 2015. Disponível em: <http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/3124/TCC%20Luana%20Noronha%20%2022-07-15.pdf?sequence=1> Acesso em 26 nov 2019

OLIVEIRA, Rodrigo César, Design e ergonomia no mobiliário infantil, 2013, Disponível em: <http://conic-semesp.org.br/anais/files/2013/trabalho-1000015275.pdf> Acesso em: 29 set 2019

PINTO, Horrane Ferreira, Psicologia do design de interiores, Sua influência sobre o homem e seus espaços, 2018, Disponível em: Acesso em: 29 set 2019

SAÚDE, Ministério da, Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down, 1ª edição, Brasília DF, Editora MS, 2012.

SELAU, Ms Luiza Grazzatiotin. BIANCHI, Marina. Design de mobiliário: Desenvolvimento de mesa recreativa/interativa para crianças com foco em ergonomia. Disponível em: <https://web.archive.org/web/20180430131351id_/http://ojs.fsg.br/index.php/scfsggpubg/article/viewFile/1846/pdf> Acesso em: 29 jul 2021

SILVA, Ana Angélica Fonseca. Mobiliário infantil interativo baseado em design emocional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/9583/1/CT_CODES_2015_1_14.pdf> Acesso em 26 dez 2020

SHWARTZMAN. J. S. Síndrome de Down. Editora Manoelle Ltda. São Paulo/SP. 1999.

PEREIRA, Laura Pedri; SCHNEIDER, Thaissa. Mood board digital: o uso do Pinterest por criadores de Moda e Design. Revista de Moda, Cultura e Arte, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 155-170, 2016.

SILVA, Nara Liana Pereira e DESSEN, Maria Auxiliadora, Crianças com Síndrome de Down e suas Interações Familiares, 2003, Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n3/v16n3a09.pdf> Acesso em 26 set 2019

SHWARTZMAN. J. S. Síndrome de Down. São Paulo: Editora Manoelle Ltda. 1999.

TAI, Hsuan-Na, Design: conceitos e métodos, 1ª ed, São Paulo-SP: Editora Blucher, 2018.

TILLEY, Alvin R; DREYFUSS, Henry. As medidas do homem e da mulher: fatores humanos em design. Porto Alegre, Bookman, 2005

VASCONCELOS, Luís Arthur Leite, Uma Investigação em Metodologias de Design, 2009. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/1786903/monografia_luis_vasconcelos.pdf?response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DUma_Investigacao_em_Metodologias_de_Desi.pdf&X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A%2F20190929%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20190929T220259Z&X-Amz-Expires=3600&X-Amz-SignedHeaders=host&X-Amz-Signature=cb392d23153ad991057889600af26b190a75f2a9cae9b4be6299668a0bdee0dd> Acesso em: 20 set 2020.

VOIVODIC, Maria Antonieta M.A. Inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down. 6 ed., Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2011.

Publicado

2021-12-28

Como Citar

WOHLFAHRT MARTINS, M.; MARTINS ALMEIDA CASALINHO, P. Design de Interiores: a adequação de um dormitório para auxiliar no desenvolvimento de uma criança com síndrome de down. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 5, n. 6, p. 603–633, 2021. DOI: 10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.603-633.2674. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2674. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos