Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Poliedro é um periódico que visa a divulgação de pesquisas e seus resultados na área do Design. Visa divulgar artigos: 1) de caráter teórico e/ou crítico e de divulgação de resultados; 2) com objetivos claros e relevantes à área, assim como os aspectos metodológicos que devem estar bem explicados; 3) com embasamentos aprofundados das teorias abordadas; 4) com contribuição científica com discussões relevantes ao Design; 5) apresentar resultados, propor metodologias de pesquisa e criação, quando for o caso; 6) oferecer espaço e incentivar a iniciação científica aos alunos de graduação para que possam ter seus artigos publicados.

Processo de Avaliação pelos Pares

Em um primeiro momento, os textos enviados para esta revista serão avaliados com relação à normas e regras de submissão. Nessa etapa, podem ser solicitados ajustes (prazo de 7 dias) ou ser reprovada a submissão por não estar adequada ao foco e escopo do periódico. Posteriormente, os textos serão encaminhados para avaliação da revista por pares (integrantes do Conselho Editorial e pareceristas ad hoc) e de forma cega (peer-review, blind-review). O prazo para avaliação é de 4 semanas.

Periodicidade

Os itens da Revista Poliedro serão publicados coletivamente, quando o sumário estiver pronto para cada número de volume. As submissões para a Revista Poliedro acontecem sempre de forma contínua, ou seja, não interrompemos em nenhum momento a recepção de manuscritos. No entanto, considerando que a sua periodicidade mínima é semestral, sempre haverá fechamento de edição nos meses de junho e outubro, para que exista tempo hábil de publicação nos meses de julho e novembro, respectivamente.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

As discussões acerca da criação de uma revista para a divulgação de artigos e ações acadêmicas da área de design do IFSUL/Pelotas tiveram início em 03 de fevereiro de 2016, com os seguintes colaboradores: Alexandre Assunção, Ana Paula Margarites, Karina Weber, Lucas Pereira e Vinícius da Costa. Na reunião, ficou decidido que seria uma publicação eletrônica online.

Na ocasião, as discussões apontaram que, dadas as várias opiniões e viabilidades, e também considerando a produção intelectual da sua comunidade interna e externa do Instituto na área de design, a implantação de um periódico científico se mostrava necessária. Assim, a proposta final foi de se criar uma revista científica, com objetividade, simplicidade e sustentabilidade, dentro dos parâmetros dos Periódicos Institucionais gerenciados pela plataforma SEER, hospedada no Portal de Periódicos da página do Instituto.

Na seqüência, começamos a pensar em um nome e nas sessões para a revista. Estudamos também os critérios de avaliação dos periódicos das Ciências Sociais Aplicadas, área da qual o design faz parte.

Foram muitos meses de debates e ideias sobre a forma de como deveria ser a revista, com estudos do projeto gráfico e da identidade visual. Contamos, nesse período, com a colaboração do pessoal da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSUL (Marcos André Betemps) e, mais especificamente, com a Coordenação de Publicações Científicas do Instituto, na pessoa de Nelson Luiz Reyes Marques, que muito colaborou nessa etapa de criação e implantação do domínio da revista.

Neste mesmo ano, foi apresentada a marca e a identidade visual da REVISTA POLIEDRO, produzida pelas professoras Ana Paula Margarites e Karina Weber, e com a ideia de nome desenvolvida por Ana Paula Penkala, professora colaboradora externa dos cursos de Cinema e de Design da UFPel. O projeto gráfico original da revista também é assinado pela professora Karina Weber.

A estrutura da Poliedro ficou composta por seis seções: 1) Artigos, 2) Artigos de Iniciação Científica, 3) Resenhas, 4) Entrevistas e 6) Ensaios.

A Revista Poliedro teve seu início em 2016, com o seguinte grupo de trabalho:

Docentes: Alexandre Assunção, Ana Paula Margarites, Karina Weber, Lucas Pessoa Pereira e Vinícius da Costa

Técnica administrativa: Renata Porcellis