Design de Interiores: a adequação de um dormitório para auxiliar no desenvolvimento de uma criança com síndrome de down

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.603-633.2674

Palabras clave:

design de interiores, sindrome de down, espaço adequado

Resumen

A Síndrome de Down (SD) é uma alteração cromossômica que faz com que os indivíduos possuam algumas limitações físicas e mentais. Por isso, é imprescindível o acompanhamento e a estimulação para o desenvolvimento de crianças com SD. Os ambientes necessitam estar adequados para as suas necessidades e, nesta fase, o dormitório se torna um espaço multifuncional, que além de proporcionar momentos de descanso, também deve propiciar e incentivar a prática de diferentes atividades. Assim, com base em teorias de Design, estudos sobre fatores que influenciam os ambientes e a metodologia projetual de Gui Bonsiepe (1984), esse trabalho tem como objetivo projetar um dormitório para crianças de 4 a 6 anos que colabore no processo de desenvolvimento infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, Dayane Guinho de. Dormitório ergonômico destinado ao idoso numa instituição de longa permanência: um estudo de caso na cidade de Caruaru–PE. Disponível em: https://attena.ufpe.br/bitstream/123456789/31473/1/ALMEIDA%2c%20Dayane%20Guinho%20de.pdf> Acesso em: 18 nov 2019

AN, Tai Hsuan. Design: conceitos e métodos. Editora Blucher, 2017

ANUNCIAÇÃO, Lívia Maria Ribeio Leme; COSTA, Maria Piedade Resende da; DENARI, Fátima Elisabeth. Educação Infantil e Práticas Pedagógicas para o aluno com Síndrome de Down: O enfoque do desenvolvimento motor. Revista Brasileira de Educação Especial, v 21, 2015 Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbee/a/JkgBMGTTg5kmw65ccmKtTVG/abstract/?lang=pt> Acesso em: 27/07/2021

AZEVEDO, Maria de Fátima Mendes; DOS SANTOS, Michelle Steiner; DE OLIVEIRA, Rúbia. O Uso da cor no ambiente de trabalho: uma ergonomia da percepção, 2000 Disponível em: <https://docs.ufpr.br/~monica.anjos/artigos/05_cores_ambiente.pdf> Acesso em 28 jul 2021

BARROS, Lilian Ried Miller, A cor no processo criativo: um estudo sobre Bauhaus e a Teoria de Goethe. 4ª edição, Editora Senac São Paulo, 2011

BASSANI, CS da. A síndrome de Down e as dificuldades de aprendizagem. São Paulo: EDITORA, 2012. Disponível em: <http://www.pixfolio.com.br/arq/1401280042.pdf> Acesso em: 22 nov 2019

BONSIEPE, Gui. Design como prática de projeto. Editora Blucher, 2012.

CELUPPI, Maria Cristina; MEIRELLES, Célia Regina Moretti. O método projetual de Bonsiepe (1984) e os encontros disciplinares no Brasil. Revista D.: Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 5777, 2018.

BARBOSA, Paula Glória; REZENDE, Edson José Carpintero. O que é o Design de Interiores?. Estudos em Design, v. 28, n. 1, 53 – 64, 2020.

CHIARELLI, Lígia Karina Maneghetti; BARRETO, Sidirley de Jesus. A música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Revista Recrearte, v 3, 2005. Disponível em <http://www.iacat.com/Revista/recrearte/recrearte07/Seccion3/3.cm.%20%20m%C3%BAsica.%20LIGIA.pdf> Acesso em: 27 jul 2020

CHING, Francis DK; BINGGELI, Corky. Arquitetura de interiores ilustrada. Terceira Edição. Bookman Editora, 2013.

COSTA, Diogo Pontes, SILVA, Itamar Ferreira, SOUSA, Agda Cristina de, MAIOR, Arthur Souto. Proposta de dispositivo para auxiliar o desenvolvimento motor dos membros inferiores de crianças com Síndrome de Down. 2019. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Diogo-Costa-18/publication/352711586_PROPOSTA_DE_DISPOSITIVO_PARA_AUXILIAR_O_DESENVOLVIMENTO_MOTOR_DOS_MEMBROS_INFERIORES_DE_CRIANCAS_COM_SINDROME_DE_DOWN_DEVICE_PROPOSAL_FOR_AUXILIARY_ENGINE_DEVELOPMENT_OF_INFERIOR_MEMBERS_OF_CHILDREN_W/links/60d49bec92851c8f799824b1/PROPOSTA-DE-DISPOSITIVO-PARA-AUXILIAR-O-DESENVOLVIMENTO-MOTOR-DOS-MEMBROS-INFERIORES-DE-CRIANCAS-COM-SINDROME-DE-DOWN-DEVICE-PROPOSAL-FOR-AUXILIARY-ENGINE-DEVELOPMENT-OF-INFERIOR-MEMBERS-OF-CHILDREN-W.pdf> Acesso em: 04 ago 2021

COELHO, Charlotte. A síndrome de Down. Revista Psicologia. PT–O Portal dos Psicólogos, 2016. Disponível em: <https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0963.pdf> Acesso em: 20 jul 2021

DEZOTTI, Mariangela Carvalho. Indivíduo com Síndrome de Down: história, legislação e identidade. São Paulo: USP, 2011, Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

FLEMING, Garret, Decorating for Your Differently-Abled Child + Giveaway, 2019. Disponível em: <https://www.designsponge.com/2016/09/decorating-for-your-differently-abled-child-giveaway.html> Acesso em: 22 ago 2019

GIBBS, Jenny. Design de Interiores: Guia útil para estudantes e profissionais. Barcelona: Editora Gustavo Gili, 2010.

GURGEL, Miriam; Projetando Espaços - Guia de Arquitetura de Interiores para Áreas Residenciais. São Paulo: Editora Senac, 2013.

HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Editora G. Gili, Ltda, 2013

JUNIOR, Jairto Vitto; DE LIMA, Ana Lúcia dos Santos. A inclusão da criança com síndrome de Down no ensino regular. Revista de Iniciação Científica, Santa Catarina, v. 9, n. 1, 2014.

KOZMA, Chahira, O que é síndrome de Down? Disponível em: <https://www.larpsi.com.br/media/mconnect_uploadfiles/c/a/cap_01_64_.pdf> Acesso em: 26 set 2019

LACY, Marie Louise. Poder das cores no equilíbrio dos ambientes. São Paulo: Editora Pensamento, 2000.

LUFT, Maria Gabriela Cherem. Um estudo de cores em Josef Albers para um ambiente infantil. DAPesquisa, v. 6, n. 8, p. 287-305, 2018.

MARIANO, Sonayra do Nascimento, Design de interiores no tratamento do autismo: Proposta de intervenção arquitetônica através da psicologia ambiental. 2017. Disponível em: <http://bd.centro.iff.edu.br/bitstream/123456789/1887/1/Texto.pdf.> Acesso em: 26 ago 2019

MONTEIRO, Renata Gomes; DE ARAÚJO, Ana Caroline Marques; EUZÉBIO, FRANCISCA HELEN VELOSO. O painel sensorial como um instrumento pedagógico para o público-alvo da educação especial, p. 1-388–416, 2020.

NORONHA, Luana Karina. Proposta de design de ambiente educacional para O Cento De Educação Basica Francisco De Assis em Ijui-RS. 2015. Disponível em: <http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/3124/TCC%20Luana%20Noronha%20%2022-07-15.pdf?sequence=1> Acesso em 26 nov 2019

OLIVEIRA, Rodrigo César, Design e ergonomia no mobiliário infantil, 2013, Disponível em: <http://conic-semesp.org.br/anais/files/2013/trabalho-1000015275.pdf> Acesso em: 29 set 2019

PINTO, Horrane Ferreira, Psicologia do design de interiores, Sua influência sobre o homem e seus espaços, 2018, Disponível em: Acesso em: 29 set 2019

SAÚDE, Ministério da, Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down, 1ª edição, Brasília DF, Editora MS, 2012.

SELAU, Ms Luiza Grazzatiotin. BIANCHI, Marina. Design de mobiliário: Desenvolvimento de mesa recreativa/interativa para crianças com foco em ergonomia. Disponível em: <https://web.archive.org/web/20180430131351id_/http://ojs.fsg.br/index.php/scfsggpubg/article/viewFile/1846/pdf> Acesso em: 29 jul 2021

SILVA, Ana Angélica Fonseca. Mobiliário infantil interativo baseado em design emocional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/9583/1/CT_CODES_2015_1_14.pdf> Acesso em 26 dez 2020

SHWARTZMAN. J. S. Síndrome de Down. Editora Manoelle Ltda. São Paulo/SP. 1999.

PEREIRA, Laura Pedri; SCHNEIDER, Thaissa. Mood board digital: o uso do Pinterest por criadores de Moda e Design. Revista de Moda, Cultura e Arte, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 155-170, 2016.

SILVA, Nara Liana Pereira e DESSEN, Maria Auxiliadora, Crianças com Síndrome de Down e suas Interações Familiares, 2003, Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n3/v16n3a09.pdf> Acesso em 26 set 2019

SHWARTZMAN. J. S. Síndrome de Down. São Paulo: Editora Manoelle Ltda. 1999.

TAI, Hsuan-Na, Design: conceitos e métodos, 1ª ed, São Paulo-SP: Editora Blucher, 2018.

TILLEY, Alvin R; DREYFUSS, Henry. As medidas do homem e da mulher: fatores humanos em design. Porto Alegre, Bookman, 2005

VASCONCELOS, Luís Arthur Leite, Uma Investigação em Metodologias de Design, 2009. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/1786903/monografia_luis_vasconcelos.pdf?response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DUma_Investigacao_em_Metodologias_de_Desi.pdf&X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A%2F20190929%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20190929T220259Z&X-Amz-Expires=3600&X-Amz-SignedHeaders=host&X-Amz-Signature=cb392d23153ad991057889600af26b190a75f2a9cae9b4be6299668a0bdee0dd> Acesso em: 20 set 2020.

VOIVODIC, Maria Antonieta M.A. Inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down. 6 ed., Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2011.

Publicado

2021-12-28

Cómo citar

WOHLFAHRT MARTINS, M.; MARTINS ALMEIDA CASALINHO, P. Design de Interiores: a adequação de um dormitório para auxiliar no desenvolvimento de uma criança com síndrome de down. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 5, n. 6, p. 603–633, 2021. DOI: 10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.603-633.2674. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2674. Acesso em: 23 nov. 2024.