A versatilidade da roupa feminina e a luta diária da mulher durante a segunda guerra mundial
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2017.v1.n01.pp.129-138Resumen
Este artigo aborda a questão da vestimenta feminina durante o período da Segunda Guerra Mundial e a versatilidades das peças usadas pelas mulheres que precisaram sair de casa para trabalhar, resgata a importância dessas mulheres que mostraram ao mundo a força da sua independência, mulheres que passaram a serem vistas de frágeis a verdadeiras guerreiras, que precisaram sair do conforto de suas casas para trabalhar e sustentar suas famílias. Também é discutida a influência da vestimenta masculina no guarda-roupa feminino, devido aos uniformes usados pelos soldados e a questão da regulamentação para a criação das peças de vestuário devido à escassez de matéria-prima.
Descargas
Citas
BLACKMAN, C. 100 anos de moda. São Paulo: Publifolha, 2011.
BRAGA, J. História da moda / João Braga. – 4. Ed. São Paulo. Editora Anhembi Morumbi, 2004. – Coleção moda e comunicação / Kathia Castilho coordenação.
DIRIX, E; FIELL, C. A moda da década – 1940. Tradução Laura Schichvarger. – São Paulo: Publifolha, 2014.
MACKENZIE, M. Ismos: para entender a moda / Mairi Mackenzie; Tradução Christiano Sensi. – São Paulo: Editora Globo, 2010.
POLLINI, D. Breve história da moda. São Paulo: Editora Claridade, 2007 / Coleção Saber de tudo.
SIMILI, I. Moda e gênero na Segunda Guerra Mundial: fragmentos da feminilidade “patriótica” nas aparências da primeira-dama Darcy Vargas. 7º Colóquio de Moda, Maringá, 2011.
STEVENSON, NJ. Cronologia da Moda: de Maria Antonieta a Alexander McQueen / NJ Stevenson; Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. – Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2012.
TAYLOR, K. Moda Vintage e alta-costura: um panorama de estilistas do século XX, de Paul Poiret a Alexander McQueen / Kerry Taylor; tradução Gabriela Erbetta. – São Paulo: Publifolha, 2014.
VEILLON, D. Moda & Guerra: um retrato da França ocupada / Veillon Dominique; tradução e glossário, André Telles. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Laiana Pereira da Silveira, Frantieska Huszar Schneid
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.