A versatilidade da roupa feminina e a luta diária da mulher durante a segunda guerra mundial
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2017.v1.n01.pp.129-138Abstract
Este artigo aborda a questão da vestimenta feminina durante o período da Segunda Guerra Mundial e a versatilidades das peças usadas pelas mulheres que precisaram sair de casa para trabalhar, resgata a importância dessas mulheres que mostraram ao mundo a força da sua independência, mulheres que passaram a serem vistas de frágeis a verdadeiras guerreiras, que precisaram sair do conforto de suas casas para trabalhar e sustentar suas famílias. Também é discutida a influência da vestimenta masculina no guarda-roupa feminino, devido aos uniformes usados pelos soldados e a questão da regulamentação para a criação das peças de vestuário devido à escassez de matéria-prima.
Downloads
References
BLACKMAN, C. 100 anos de moda. São Paulo: Publifolha, 2011.
BRAGA, J. História da moda / João Braga. – 4. Ed. São Paulo. Editora Anhembi Morumbi, 2004. – Coleção moda e comunicação / Kathia Castilho coordenação.
DIRIX, E; FIELL, C. A moda da década – 1940. Tradução Laura Schichvarger. – São Paulo: Publifolha, 2014.
MACKENZIE, M. Ismos: para entender a moda / Mairi Mackenzie; Tradução Christiano Sensi. – São Paulo: Editora Globo, 2010.
POLLINI, D. Breve história da moda. São Paulo: Editora Claridade, 2007 / Coleção Saber de tudo.
SIMILI, I. Moda e gênero na Segunda Guerra Mundial: fragmentos da feminilidade “patriótica” nas aparências da primeira-dama Darcy Vargas. 7º Colóquio de Moda, Maringá, 2011.
STEVENSON, NJ. Cronologia da Moda: de Maria Antonieta a Alexander McQueen / NJ Stevenson; Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. – Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2012.
TAYLOR, K. Moda Vintage e alta-costura: um panorama de estilistas do século XX, de Paul Poiret a Alexander McQueen / Kerry Taylor; tradução Gabriela Erbetta. – São Paulo: Publifolha, 2014.
VEILLON, D. Moda & Guerra: um retrato da França ocupada / Veillon Dominique; tradução e glossário, André Telles. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Laiana Pereira da Silveira, Frantieska Huszar Schneid
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.