Desenvolvimento de Ilustrações Infantis para Representar as Emoções

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.552-575.2671

Palabras clave:

Design de personagem. Emoções. Ilustrações.

Resumen

Este artigo é um recorte do projeto de conclusão de curso intitulado “Design e afetividade: projeto de um jogo de tabuleiro para expressão de emoções na vida infantil”, do curso de Bacharelado em Design do IFSul. Dessa forma, o destaque foi dado ao desenvolvimento de ilustrações. O estudo contou com pesquisa bibliográfica, questionário voltado para o público-alvo e análises, diante disse ocorreu a definição do projeto e criação dos personagens. A partir da temática escolhida do fundo do mar, as emoções (alegria, tristeza, raiva, amor, medo, nojo e surpresa, consideradas as sete principais) são representadas por animais marinhos. Assim, espera-se que os personagens desenvolvidos possam ser uma ferramenta lúdica que auxilie crianças a entenderem e expressarem suas emoções de forma divertida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

COMO VAI VOCÊ. Você sabe a diferença entre emoção e sentimento?. Centro de Valorização da Vida. Brasília. Disponível em: https://www.cvv.org.br/blog/voce-sabe-a-diferenca-entre-emocao-e-sentimento/. Acesso em: 20 nov. 2019.

FELDMAN, Ruth Duskin; PAPALIA, Diane E. Desenvolvimento Humano. 12 ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. Recurso eletrônico.

MORAES, Vania. Amor 2.0. Você Mais Feliz. Disponível em: https://vocemaisfelizsite.com/tag/fredrickson/. Acesso: 30 nov. 2019.

PAZMINO, Ana Veronica. Como se cria. São Paulo: Blucher, 2015.

PIRES, Sergio Fernandes Senna. Emoções básicas: quantas são?. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em: https://ibralc.com.br/emocoes-basicas-sao-seis-ou-quatro/. Acesso em: 29 nov. 2020.

POZAS, Denise. Criança que brinca mais aprende mais: A importância da atividade lúdica para o desenvolvimento cognitivo infantil. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio de Janeiro, 2014.

Publicado

2021-12-28

Cómo citar

MELLO ROTTA, R.; PICCOLI, M. Desenvolvimento de Ilustrações Infantis para Representar as Emoções. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 5, n. 6, p. 552–575, 2021. DOI: 10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.552-575.2671. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2671. Acesso em: 23 nov. 2024.