O potencial da atividade do designer para o mercado cinematográfico por meio da criação de storyboards
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.332-356.2661Palabras clave:
Storyboard. Narrativa visual. Design de produção. Cinema. Desenho.Resumen
Este artigo aborda os resultados do projeto prático de um trabalho de conclusão de curso, do Bacharelado em Design do Instituto Federal Sul-rio-grandense do Campus Pelotas. Teve como objetivo estudar e entender o papel do desenho no projeto narrativo de um filme, para aplicá-los na criação de um storyboard, desenvolvido a partir da metodologia de Munari (1998). A partir do protótipo criado, percebeu-se que as etapas da realização do storyboard poderiam se moldar às metodologias já conhecidas pelos designers, que contribuem para o mercado cinematográfico na captação dos recursos, na pré-visualização do que pode ser o roteiro, em análises que confirmem viabilidade de filmagem, e na comunicação interna de seus realizadores.
Descargas
Citas
BACHER, Hans. Dream Worlds: Production design in animation. Burlington: Focal Press, 2008.
BLOCK, Bruce. Narrativa visual: creacio?n de estructuras visuales para cine, vi?deo y medios digitales. Barcelona: Omega, 2008.
GLEBAS, Francis. Directing the story. Burlington: Elsevier, 2009.
LOBRUTTO, Vincent. The Filmmaker’s Guide to Production Design. New York: Allworth Press, 2002.
MATEU-MESTRE, Marcos. Framed ink: Drawing and composition for visual storytellers. Culver city: Design studio press, 2010.
MUNARI, Bruno. Das Coisas Nascem Coisas. Traduc?a?o de Jose? Manuel de Vasconcelos. Sa?o Paulo: Martins Fontes, 1998.
MUNARI, Bruno. Design e Comunicac?a?o Visual. Traduc?a?o de Daniel Santana. Sa?o Paulo: Martins Fontes, 1997.
SILVA, Rafael Rocha. Storyboard: Expressa?o gra?fica no projeto cinematogra?fico norte-americano a partir de 1960. Universidade Federal de Sergipe. 2017
TAVARES, Paula. O desenho como ferramenta universal. O contributo do processo do desenho na metodologia projectual. Revista de Estudos Polite?cnicos Polytechnical Studies Review, 2009, Vol VII, no 12, 007-024.
TEIXEIRA, P. M. et al. Ana?lise do storyboard na metodologia projetual do cinema de animac?a?o e dos motion graphics. Designa 2016, Confere?ncia Internacional de Investigac?a?o em Design: Erro / Error – Proceedings, Universidade da Beira Interior. pp. 265-275. ISBN: 978-989-654-361-7. Link http://labcom-ifp.ubi.pt/book/294
WELLS, Paul. Scriptwriting. Lausanne: AVA Publishing SA, 2007. WELLS, Paul. Drawing for animation. Lausanne: AVA Publishing SA, 2009.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Rodolfo Barbosa, Cecília Oliveira Boanova
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.