O potencial da atividade do designer para o mercado cinematográfico por meio da criação de storyboards
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.332-356.2661Keywords:
Storyboard. Narrativa visual. Design de produção. Cinema. Desenho.Abstract
This article discusses the results of the practical project of a course conclusion work, from the Bachelor of Design at the Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas. It aimed to study and understand the role of drawing in the narrative project of a film, to apply them in the creation of a storyboard, developed using Munari's (1998) methodology. From the prototype created, it was realized that the stages of the storyboard could be molded to methodologies already known by the designers, which contribute to the film market in fundraising, in the preview of what the script can be, in analysis that confirm the feasibility of filming, and in the internal communication of their filmmakers.
Downloads
References
BACHER, Hans. Dream Worlds: Production design in animation. Burlington: Focal Press, 2008.
BLOCK, Bruce. Narrativa visual: creacio?n de estructuras visuales para cine, vi?deo y medios digitales. Barcelona: Omega, 2008.
GLEBAS, Francis. Directing the story. Burlington: Elsevier, 2009.
LOBRUTTO, Vincent. The Filmmaker’s Guide to Production Design. New York: Allworth Press, 2002.
MATEU-MESTRE, Marcos. Framed ink: Drawing and composition for visual storytellers. Culver city: Design studio press, 2010.
MUNARI, Bruno. Das Coisas Nascem Coisas. Traduc?a?o de Jose? Manuel de Vasconcelos. Sa?o Paulo: Martins Fontes, 1998.
MUNARI, Bruno. Design e Comunicac?a?o Visual. Traduc?a?o de Daniel Santana. Sa?o Paulo: Martins Fontes, 1997.
SILVA, Rafael Rocha. Storyboard: Expressa?o gra?fica no projeto cinematogra?fico norte-americano a partir de 1960. Universidade Federal de Sergipe. 2017
TAVARES, Paula. O desenho como ferramenta universal. O contributo do processo do desenho na metodologia projectual. Revista de Estudos Polite?cnicos Polytechnical Studies Review, 2009, Vol VII, no 12, 007-024.
TEIXEIRA, P. M. et al. Ana?lise do storyboard na metodologia projetual do cinema de animac?a?o e dos motion graphics. Designa 2016, Confere?ncia Internacional de Investigac?a?o em Design: Erro / Error – Proceedings, Universidade da Beira Interior. pp. 265-275. ISBN: 978-989-654-361-7. Link http://labcom-ifp.ubi.pt/book/294
WELLS, Paul. Scriptwriting. Lausanne: AVA Publishing SA, 2007. WELLS, Paul. Drawing for animation. Lausanne: AVA Publishing SA, 2009.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Rodolfo Barbosa, Cecília Oliveira Boanova
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.