Consumidores plus size: uma proposta inclusiva para o Visual Merchandising

Autores/as

  • Vivian Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) https://orcid.org/0000-0002-3862-245X
  • Mariana Luísa Schaeffer Brilhante Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) https://orcid.org/0000-0003-1708-1487
  • Emanoela Mardula Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) https://orcid.org/0000-0001-8003-614X
  • Valdecir Babinski Júnior Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) https://orcid.org/0000-0002-5298-4756
  • Camila Leithold Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Ezequiel Stack Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Lauane Vanessa Wolffenbüttel Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Maria Augusta Zimmermann Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n5.pp.131-153.2653

Palabras clave:

Visual Merchandising, Varejo de vestuário, Consumidores Plus Size

Resumen

Por meio de uma pesquisa de campo embasada em uma revisão bibliográfica, o presente artigo propõe um modelo conceitual para adequação do Visual Merchandising (VM) no varejo de vestuário para o público plus size na cidade de Jaraguá do Sul (SC). Para esse fim, foram visitadas lojas de departamentos para recolher dados a respeito da organização de seus respectivos Pontos De Venda (PDV). Para a análise dos dados coletados foram estipuladas seis categorias: (I) gôndolas; (II) provadores; (III) cabides; (IV) placas de identificação (sinalização); (V) manequins; e (VI) oferta de tamanhos disponíveis. A partir dessa análise e da literatura investigada, elaborou-se um framework com os seguintes elementos de VM no PDV: (I) placas de identificação; (II) araras convencionais e araras para peças plus size; (III) mesas; (IV) manequins tradicionais e plus size; e (V) iluminação adequada. Como resultado, estima-se que o modelo possa contribuir para a inclusão dos consumidores plus size no varejo de vestuário usual.

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Biografía del autor/a

Vivian, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

É mestra em Educação (2015) pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). É especialista em Educação Profissional Integrada a Educação Básica (2010) pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). É graduada em Design-Moda (2005) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Atualmente, é professora efetiva do IFSC e ministra aulas no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda.

Mariana Luísa Schaeffer Brilhante, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

É mestranda em Design de Vestuário e Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É especialista em Estudos Culturais e os Currículos Escolares Contemporâneos da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2018). É graduada em Design de Moda pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA, 2017).

Emanoela Mardula, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

É graduada em Design de Moda (2017) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É técnica em Moda e Estilismo (2007) pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Jaraguá do Sul (SC), centro. Atualmente, atua no IFSC como servidora efetiva.

Valdecir Babinski Júnior, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

É mestre em Design de Vestuário e Moda (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É pós-graduado em marketing (2018) pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). É graduado em Moda, com habilitação em design de moda (2014), pela Udesc. Atualmente, é professor assistente na Udesc e ministra aulas no bacharelado em moda.

Camila Leithold, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

É estudante do curso técnico integrado em modelagem do vestuário do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Jaraguá do Sul (SC), centro. 

Ezequiel Stack, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

É estudante do curso técnico integrado em modelagem do vestuário do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Jaraguá do Sul (SC), centro. 

Lauane Vanessa Wolffenbüttel, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

É estudante do curso técnico integrado em modelagem do vestuário do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Jaraguá do Sul (SC), centro. 

Maria Augusta Zimmermann, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

É estudante do curso técnico integrado em modelagem do vestuário do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Jaraguá do Sul (SC), centro.

Citas

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Publicado

2021-12-21

Cómo citar

VIVIAN ANDREATTA; BRILHANTE, M. L. S.; MARDULA, E.; BABINSKI JÚNIOR, V.; LEITHOLD, C.; STACK, E.; WOLFFENBÜTTEL, L. V.; ZIMMERMANN, M. A. Consumidores plus size: uma proposta inclusiva para o Visual Merchandising. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 5, n. 5, p. 131–153, 2021. DOI: 10.15536/2594-4398.2021.v5.n5.pp.131-153.2653. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2653. Acesso em: 21 nov. 2024.