Plus size consumers: a inclusive proposal for Visual Merchandising
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n5.pp.131-153.2653Keywords:
Visual Merchandising, Clothing retail, Plus size consumersAbstract
Through a field research based on a literature review, this article proposes a conceptual model for adapting Visual Merchandising (VM) in clothing retail for the plus size public in the city of Jaraguá do Sul (SC). To this end, department stores were visited to collect data about the organization of their respective Points Of Sale (POS). For the analysis of the collected data, six categories were stipulated: (I) gondolas; (II) fitting rooms; (III) hangers; (IV) identification plates (signage); (V) mannequins; and (VI) offer of available sizes. From this analysis and from the investigated literature, a framework was elaborated with the following VM elements at the POS: (I) nameplates; (II) conventional clothes rack and clothes rack for plus size pieces; (III) tables; (IV) traditional and plus size mannequins; and (V) adequate lighting. As a result, it is estimated that the model can contribute to the inclusion of plus size consumers in the usual clothing retail.
Downloads
References
ABPS. Relatório setorial mercado plus size no Brasil, 2021. Disponível em: https://www.plussizebrasil.com.br/relatorio21mercadoplusize. Acesso em: 4 abr. 2021.
ASSIS, F. Comportamento do consumidor. 2011. Monografia apresentada ao MBA. Gestão e Estratégia Empresarial da UNIFIL Centro Universitário Filadélfia. Londrina, 2011. Disponível em: https://web.unifil.br/pergamum/vinculos/000004/0000043D.pdf. Acesso em: 25 maio 2021.
BAILEY, S.; BAKER, J. Moda e visual merchandising. 1. ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.
BARD, N. L. S. A moda como representação de identidade em consumidoras plus size. 2013. PG. Trabalho de Conclusão de Curso — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/88875. Acesso em: 1 fev. 2021.
BATISTA, K.; ESCOBAR, M. A. R. A importância do visual merchandising na percepção dos consumidores. R. Gest. Anál., Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 93–108, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/viewFile/2567/1059. Acesso em: 4 ago. 2021.
BIGAL, S. Vitrina: do outro lado do visível. São Paulo, SP: Nobel, 2001.
BLESSA, R. Merchandising no ponto-de-venda. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2003.
BRASIL. Pesquisa do IBGE mostra aumento da obesidade entre adultos. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/10/pesquisa-do-ibge-mostra-aumento-da-obesidade-entre-adultos. Acesso em: 28 fev. 2021.
CEZAR, J. G. Visual merchandising no varejo de moda: importância e aplicabilidade. Monografia (Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) — Universidade do Sul de Santa Catarina, 2017. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/10503/1/Monografia%20-%20Jhenefer%20Garcia%20Cezar.pdf. Acesso em: 9 ago. 2021.
COBRA, M. Marketing & moda. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2007. 263 p.
DEMETRESCO, S. Vitrina: construção de encenações. 3. ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2007. 264 p.
GIL, A. C. Métodos de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LEMON, K. N.; VERHOEF, P. C. Understanding customer experience throughout the customer journey. Journal of Marketing, [S.l.], v. 80, n. 6, p. 69–96, nov. 2016.
MARTINS, F. Z. A influência do visual merchandising no comportamento de compra do consumidor. Monografia de Conclusão do Curso (Comunicação Social) — Centro Universitário de Brasília, 2012. 47 f. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/2045/2/20861488.pdf. Acesso em: 10 nov. 2021.
MORENO, T. V. A. Constituição dos sentidos da mulher “plus size”. Revista Avepalavra, Alto Araguaia, v., n. 14, nov./dez. 2012. Disponível em: http://www2.unemat.br/avepalavra/EDICOES/14/artigos/MORENO.pdf. Acesso em: 29 jan. 2021.
MORGAN, T. Visual merchandising: vitrines e interiores comerciais. 2. ed. Barcelona: Editora GG, 2011.
NIELSEN. A hora certa de ativar o shopper. [S.l.: s.n.], 2015. Disponível em: https://www.nielsen.com/wp-content/uploads/sites/3/2019/04/NielsenSeries-Shopper-2015.pdf. Acesso em: 8 mar. 2021.
PARENTE, J. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas. 2000. 388 p.
PEDRON, R.; STEFFEN, C.; WOLF, F. O design no comportamento do consumo: o ambiente de varejo e a decisão de compra, 2014. Anais... X semana de extensão, pesquisa e pós-educação — SESpesq, centro universitário ritter dos reis. Disponível em: http://www.uniritter.edu.br/uploads/eventos/sepesq/x_sepesq/arquivos_trabalhos/2968/368/371.pdf. Acesso em: 14 jun. 2021.
SACKRIDER, F.; GUIDÉ, G.; HERVÉ, D. Entre vitrinas: distribuição e visual merchandising na moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.
SANT’ANNA, M. C. dos P. Uma abordagem para a moda plus size no mercado de luxo. 2013. Disponível em: https://ied.edu.br/biblioteca/sao-paulo/01_01_13278.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.
SCHMITT, B. H.; SIMONSON, A. A estética do marketing: como criar e administrar sua marca, sua imagem e identidade. São Paulo: Nobel, 2000.
SCUSSEL, F. B. C. et al. Muito além das curvas: a experiência de consumo das mulheres brasileiras plus size no varejo de moda. Alcance, Itajaí, v. 25, n. 1, p. 79–94, jan./abr. 2018.
SEBRAE. Visual merchandising. 2020. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/visual-merchandising,b9d3ace85e4ef510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 7 mar. 2021.
SHIN, J. K.; PARK, M. S.; MOON, M. K. Do Eco friendly VMD and Store Reputation Increase Satisfaction of Retail Customers? Psychology & Marketing, v. 32, n. 12, p. 1148–1157, 2015.
SILVA, N. M. O Consumidor Plus Size Como um Novo Padrão Estético na Moda Contemporânea. São Paulo, 2012. 62 p. Monografia (Curso de Especialização em Estética e Gestão de Moda) — Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moda/monografias/Natalia%20Magalhaes.pdf. Acesso em: 1 fev. 2021.
SOUZA, C. da L.; FIGUEIREDO, G. L. A. de S. O profissional de visual merchandising e o desafio de encantar clientes através da comunicação. Disponível em: https://jnt1.websiteseguro.com/index.php/JNT/article/download/263/260. Acesso em: 5 maio 2021.
VERHOEF, P. C. et al. Customer experience creation: Determinants, dynamics and management strategies. Journal of retailing, v. 85, n. 1, p. 31–41, 2009.
ZORRILLA, P. Nuevas tendencias en merchandising: Generar experiencias para conquistar emociones y fidelizar clientes. Distribución y Consumo, n. 65, p. 13–20, 2002.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Vivian Andreatta Los, Mariana Luísa Schaeffer Brilhante, Emanoela Mardula, Valdecir Babinski Júnior, Camila Leithold, Ezequiel Stack, Lauane Vanessa Wolffenbüttel, Maria Augusta Zimmermann
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.