Os graus de visibilidade no projeto gráfico de livros: um estudo possível
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n7.pp.667-680.1676Resumen
Este trabalho é um recorte da investigação realizada em um Trabalho de Conclusão de Curso apresentado junto ao curso de Design Gráfico da Universidade Federal de Pelotas. Em termos metodológicos caracteriza-se como uma revisão bibliográfica (GIL, 2008) a partir de Warde (1956), Hendel (2003), Tschichold (2007), Cardoso (2000) e Gruszynski (2007) e tem como objetivo principal apresentar como as abordagens do design invisível e visível são exploradas e caracterizadas nos projetos gráficos dos livros.Descargas
Citas
BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
_______ (org.). O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. A imagem da palavra: retórica tipográfica na pós-modernidade. Teresópolis, RJ: Novas Ideais, 2007.
_______. Design gráfico: do invisível ao ilegível. São Paulo: Edições Rosari, 2008.
HENDEL, Richard. O design do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
LABARRE, Albert. História do livro. São Paulo: Cultrix, 1981.
LULHIER, Suélen. Um livro de livros: explorando as abordagens projetuais de livros e seus graus de visibilidade. Pelotas: UFPEL, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso, Design Gráfico, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2019.
TSCHICHOLD, Jan. A forma do livro: ensaios sobre tipografia e estética do livro. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.
WARDE, Beatrice. The Crystal globet: sixteen essays on typography. Cleveland: World Publishing Company, 1956.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Suélen Lulhier, Ana da Rosa Bandeira (orientadora)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.