Os graus de visibilidade no projeto gráfico de livros: um estudo possível
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n7.pp.667-680.1676Abstract
Este trabalho é um recorte da investigação realizada em um Trabalho de Conclusão de Curso apresentado junto ao curso de Design Gráfico da Universidade Federal de Pelotas. Em termos metodológicos caracteriza-se como uma revisão bibliográfica (GIL, 2008) a partir de Warde (1956), Hendel (2003), Tschichold (2007), Cardoso (2000) e Gruszynski (2007) e tem como objetivo principal apresentar como as abordagens do design invisível e visível são exploradas e caracterizadas nos projetos gráficos dos livros.Downloads
References
BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
_______ (org.). O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. A imagem da palavra: retórica tipográfica na pós-modernidade. Teresópolis, RJ: Novas Ideais, 2007.
_______. Design gráfico: do invisível ao ilegível. São Paulo: Edições Rosari, 2008.
HENDEL, Richard. O design do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
LABARRE, Albert. História do livro. São Paulo: Cultrix, 1981.
LULHIER, Suélen. Um livro de livros: explorando as abordagens projetuais de livros e seus graus de visibilidade. Pelotas: UFPEL, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso, Design Gráfico, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2019.
TSCHICHOLD, Jan. A forma do livro: ensaios sobre tipografia e estética do livro. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.
WARDE, Beatrice. The Crystal globet: sixteen essays on typography. Cleveland: World Publishing Company, 1956.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Suélen Lulhier, Ana da Rosa Bandeira (orientadora)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.