Estudo de caso de uma metodologia utilizada para a criação de uma coleção de moda

Autores/as

  • Laiana Pereira da Silveira Instituto Federal Sul Rio Grandense campus Pelotas Visconde da Graça https://orcid.org/0000-0001-8506-5230
  • Frantieska Huszar Schneid Instituto Federal Sul Rio Grandense campus Pelotas Visconde da Graça

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.019-032.1414

Resumen

O artigo apresenta um estudo de caso que expõe ideias e traz exemplos de metodologias utilizadas para a criação e o desenvolvimento de uma coleção de moda, aplicadas ao longo do curso superior de tecnologia em Design de Moda do Instituto Federal Sul-rio-grandense campus Pelotas Visconde da Graça. As reflexões são apresentadas pelas autoras, uma delas docente do curso e outra egressa da primeira turma. Ao longo dos seis semestres de curso, foram criadas e desenvolvidas coleções de moda embasadas em Treptow (2013), que possui uma bibliografia atualizada e uma das mais completas na área de planejamento de coleção.

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Biografía del autor/a

Laiana Pereira da Silveira, Instituto Federal Sul Rio Grandense campus Pelotas Visconde da Graça

Possui graduação no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Pelotas Visconde da Graça (2018) e curso Técnico em Vestuário (2012) pela mesma instituição. Contribuiu para o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense como estagiária da Coordenação de Cultura pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Participou como voluntária do projeto de pesquisa Memória Trajada: o acervo de vestuário de Antoninha Berchon e dos projetos de extensão 1ª Semana Acadêmica do Curso de Design de Moda, Recicla Moda: do lixo para o luxo, Desfile de conclusão de curso de Design de Moda turma 2018.1 e Exposição Vestidos da Memória, e auxiliou na organização de eventos acadêmicos na área da Moda. Concluiu o desenvolvimento de sua pesquisa para o trabalho de conclusão de curso na área de Moda e Memórias afetivas, e como os objetos pessoais podem ressaltar essa ligação.

Frantieska Huszar Schneid, Instituto Federal Sul Rio Grandense campus Pelotas Visconde da Graça

Doutoranda e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Docência na Educação Profissional pela Faculdade de Tecnologia Senac-Rs. Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul (2007). Atualmente é docente dos Cursos Técnico em Vestuário (no qual coordenou durante os anos de 2010 e 2011) e Tecnólogo em Design de Moda (membro do colegiado do curso), ambos do Instituto Federal Sul-rio-grandense. É professora convidada do curso de Especialização em Gestão de Moda: Comunicação, Marketing e Estilo, ministrando a disciplina de Estilo, Identidade, Consumo e Cultura. Desenvolve pesquisas em fotografias, com enfoque na relação memória e indumentária. Participa de vários eventos nas áreas: Ciências Humanas, Artes - Moda e Interdisciplinar no Brasil e no exterior, bem como produção bibliográfica em revistas científicas que abordem o tema de sua pesquisa. Representante local da cidade de Pelotas - RS do movimento Fashion Revolution.

Citas

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Publicado

2019-12-27

Cómo citar

SILVEIRA, L. P. da; SCHNEID, F. H. Estudo de caso de uma metodologia utilizada para a criação de uma coleção de moda. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 3, n. 3, p. 019–032, 2019. DOI: 10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.019-032.1414. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/1414. Acesso em: 22 jul. 2024.