Estudo de caso de uma metodologia utilizada para a criação de uma coleção de moda
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.019-032.1414Abstract
O artigo apresenta um estudo de caso que expõe ideias e traz exemplos de metodologias utilizadas para a criação e o desenvolvimento de uma coleção de moda, aplicadas ao longo do curso superior de tecnologia em Design de Moda do Instituto Federal Sul-rio-grandense campus Pelotas Visconde da Graça. As reflexões são apresentadas pelas autoras, uma delas docente do curso e outra egressa da primeira turma. Ao longo dos seis semestres de curso, foram criadas e desenvolvidas coleções de moda embasadas em Treptow (2013), que possui uma bibliografia atualizada e uma das mais completas na área de planejamento de coleção.Downloads
References
BAXTER, Mike. Projeto de produto: Guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Edgard Blucher, 2008.
ERNER, Guillaume. Sociologia das tendências / Guillaume Erner; tradução Julia da Rosa Simões. –1ed. – São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
FRINGS, Gini Stephens. Moda: do conceito ao consumidor / Gini Stephens Frings; tradução: Mariana Belloli; revisão técnica: Eloize Navalon, Luiz Carlos Robinson. – 9ed. – Porto Alegre: Bookman, 2012.
INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA. Curso superior de tecnologia em design de moda. Disponível em: http://intranet.ifsul.edu.br/catalogo/curso/180 Acesso em: 06 mai 2019.
LILIE, Larissa. Mapa Fashion: uma proposta de desenvolvimento de coleção. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202013/POSTER/EIXO-1-DESIGN_POSTER/Mapa-Fashion-uma-proposta-de-desenvolvimento-de-colecao.pdf Acesso em: 06 mai 2019.
LORGUS, Alexandra Luiza. Metodologia de pesquisa aplicada ao design / Alexandra Luiza Lorgus, Clarisse Odebrecht, Blumenau: Edifurb, 2011.
POSNER, Harriet. Marketing de moda / Harriet Posner ; [traducao Márcia Longaraço]. – São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
SAYEG, Carla Marcondes. Gerência de produtos de moda / Carla Marcondes Sayeg e Luis Tadeu Dix. São Paulo: Estação das Letras e Cores; Rio de Janeiro: Ed. Senac Rio de Janeiro, 2015.
TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção. – 5. Ed. São Paulo: Edição da Autora, 2013.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Laiana Pereira da Silveira, Frantieska Huszar Schneid
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.