Redesenho do logotipo Marias Bonitas: aplicação do design colaborativo
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2018.v2.n2.pp.021-034.1069Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar o redesenho e posicionamento de marca do coletivo Marias Bonitas, localizado na cidade de Santa Maria - RS. A partir da demanda apresentada por um coletivo de mulheres, busca-se aplicar o redesenho por meio de uma estratégia colaborativa, juntamente com outras ações que promovam o desenvolvimento do coletivo. Como metodologia foi utilizada a abordagem do Design Thinking, onde o foco do projeto está centrado no usuário. Neste caso, as mulheres foram as responsáveis por redefinir a marca com o auxílio técnico de uma designer, e assim pensar seu posicionamento, considerando o desenvolvimento social desta localidade. Como resultado do redesenho da marca, houve uma maior aceitação deste posicionamento pelo coletivo e pela comunidade, e obtivemos um redesenho da identidade visual e um manual desta para o uso do grupo em seus produtos e nas redes sociais.
Downloads
References
BROWN, T. Design Thinking. Disponível em: https://emprendedoresupa.files.wordpress.com/2010/08/p02_brown-design-thinking.pdf. Acesso em: 10, jul. 2018.
FURRIER, M. T. Posicionamento e reposicionamento de marcas. In: Gestão de Marcas no contexto brasileiro. SERRALVO. F. A.(org.). São Paulo: Saraiva, 2008.
OMPI, Organización Mundial de la propriedad intelectual. Disponível em: http://www.wipo.int/wipo_magazine/es/2006/01/. Acesso em: 18, abr. 2018.
TOMIYA, E. Branding Anali?tico: Me?todos Quantitativos para Gesta?o da Marca. São Paulo: ATLAS S.A, 2014.
WHEELER. A. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gesta?o de marcas. Porto Alegre: Bookman, 2012.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Nathalie Assunção Minuzi, Leila Maria Santos Araújo, Giana Tondolo Bonilla, Márcia Eliane Paixão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.