Desenvolvimento de Ilustrações Infantis para Representar as Emoções
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.552-575.2671Palavras-chave:
Design de personagem. Emoções. Ilustrações.Resumo
Este artigo é um recorte do projeto de conclusão de curso intitulado “Design e afetividade: projeto de um jogo de tabuleiro para expressão de emoções na vida infantil”, do curso de Bacharelado em Design do IFSul. Dessa forma, o destaque foi dado ao desenvolvimento de ilustrações. O estudo contou com pesquisa bibliográfica, questionário voltado para o público-alvo e análises, diante disse ocorreu a definição do projeto e criação dos personagens. A partir da temática escolhida do fundo do mar, as emoções (alegria, tristeza, raiva, amor, medo, nojo e surpresa, consideradas as sete principais) são representadas por animais marinhos. Assim, espera-se que os personagens desenvolvidos possam ser uma ferramenta lúdica que auxilie crianças a entenderem e expressarem suas emoções de forma divertida.
Downloads
Referências
CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.
COMO VAI VOCÊ. Você sabe a diferença entre emoção e sentimento?. Centro de Valorização da Vida. Brasília. Disponível em: https://www.cvv.org.br/blog/voce-sabe-a-diferenca-entre-emocao-e-sentimento/. Acesso em: 20 nov. 2019.
FELDMAN, Ruth Duskin; PAPALIA, Diane E. Desenvolvimento Humano. 12 ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. Recurso eletrônico.
MORAES, Vania. Amor 2.0. Você Mais Feliz. Disponível em: https://vocemaisfelizsite.com/tag/fredrickson/. Acesso: 30 nov. 2019.
PAZMINO, Ana Veronica. Como se cria. São Paulo: Blucher, 2015.
PIRES, Sergio Fernandes Senna. Emoções básicas: quantas são?. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em: https://ibralc.com.br/emocoes-basicas-sao-seis-ou-quatro/. Acesso em: 29 nov. 2020.
POZAS, Denise. Criança que brinca mais aprende mais: A importância da atividade lúdica para o desenvolvimento cognitivo infantil. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio de Janeiro, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Roberta Mello Rotta, Mariana Piccoli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.