O potencial da atividade do designer para o mercado cinematográfico por meio da criação de storyboards

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.332-356.2661

Palavras-chave:

Storyboard. Narrativa visual. Design de produção. Cinema. Desenho.

Resumo

Este artigo aborda os resultados do projeto prático de um trabalho de conclusão de curso, do Bacharelado em Design do Instituto Federal Sul-rio-grandense do Campus Pelotas. Teve como objetivo estudar e entender o papel do desenho no projeto narrativo de um filme, para aplicá-los na criação de um storyboard, desenvolvido a partir da metodologia de Munari (1998). A partir do protótipo criado, percebeu-se que as etapas da realização do storyboard poderiam se moldar às metodologias já conhecidas pelos designers, que contribuem para o mercado cinematográfico na captação dos recursos, na pré-visualização do que pode ser o roteiro, em análises que confirmem viabilidade de filmagem, e na comunicação interna de seus realizadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHER, Hans. Dream Worlds: Production design in animation. Burlington: Focal Press, 2008.

BLOCK, Bruce. Narrativa visual: creacio?n de estructuras visuales para cine, vi?deo y medios digitales. Barcelona: Omega, 2008.

GLEBAS, Francis. Directing the story. Burlington: Elsevier, 2009.

LOBRUTTO, Vincent. The Filmmaker’s Guide to Production Design. New York: Allworth Press, 2002.

MATEU-MESTRE, Marcos. Framed ink: Drawing and composition for visual storytellers. Culver city: Design studio press, 2010.

MUNARI, Bruno. Das Coisas Nascem Coisas. Traduc?a?o de Jose? Manuel de Vasconcelos. Sa?o Paulo: Martins Fontes, 1998.

MUNARI, Bruno. Design e Comunicac?a?o Visual. Traduc?a?o de Daniel Santana. Sa?o Paulo: Martins Fontes, 1997.

SILVA, Rafael Rocha. Storyboard: Expressa?o gra?fica no projeto cinematogra?fico norte-americano a partir de 1960. Universidade Federal de Sergipe. 2017

TAVARES, Paula. O desenho como ferramenta universal. O contributo do processo do desenho na metodologia projectual. Revista de Estudos Polite?cnicos Polytechnical Studies Review, 2009, Vol VII, no 12, 007-024.

TEIXEIRA, P. M. et al. Ana?lise do storyboard na metodologia projetual do cinema de animac?a?o e dos motion graphics. Designa 2016, Confere?ncia Internacional de Investigac?a?o em Design: Erro / Error – Proceedings, Universidade da Beira Interior. pp. 265-275. ISBN: 978-989-654-361-7. Link http://labcom-ifp.ubi.pt/book/294

WELLS, Paul. Scriptwriting. Lausanne: AVA Publishing SA, 2007. WELLS, Paul. Drawing for animation. Lausanne: AVA Publishing SA, 2009.

Publicado

2021-12-28

Como Citar

BARBOSA, R.; OLIVEIRA BOANOVA, C. O potencial da atividade do designer para o mercado cinematográfico por meio da criação de storyboards. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 5, n. 6, p. 332–356, 2021. DOI: 10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.332-356.2661. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2661. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos