Consumidores plus size: uma proposta inclusiva para o Visual Merchandising

Autores

  • Vivian Andreatta Los Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) https://orcid.org/0000-0002-3862-245X
  • Mariana Luísa Schaeffer Brilhante Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) https://orcid.org/0000-0003-1708-1487
  • Emanoela Mardula Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) https://orcid.org/0000-0001-8003-614X
  • Valdecir Babinski Júnior Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) https://orcid.org/0000-0002-5298-4756
  • Camila Leithold Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Ezequiel Stack Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Lauane Vanessa Wolffenbüttel Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Maria Augusta Zimmermann Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n5.pp.131-153.2653

Palavras-chave:

Visual Merchandising, Varejo de vestuário, Consumidores Plus Size

Resumo

Por meio de uma pesquisa de campo embasada em uma revisão bibliográfica, o presente artigo propõe um modelo conceitual para adequação do Visual Merchandising (VM) no varejo de vestuário para o público plus size na cidade de Jaraguá do Sul (SC). Para esse fim, foram visitadas lojas de departamentos para recolher dados a respeito da organização de seus respectivos Pontos De Venda (PDV). Para a análise dos dados coletados foram estipuladas seis categorias: (I) gôndolas; (II) provadores; (III) cabides; (IV) placas de identificação (sinalização); (V) manequins; e (VI) oferta de tamanhos disponíveis. A partir dessa análise e da literatura investigada, elaborou-se um framework com os seguintes elementos de VM no PDV: (I) placas de identificação; (II) araras convencionais e araras para peças plus size; (III) mesas; (IV) manequins tradicionais e plus size; e (V) iluminação adequada. Como resultado, estima-se que o modelo possa contribuir para a inclusão dos consumidores plus size no varejo de vestuário usual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Andreatta Los, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

É mestra em Educação (2015) pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). É especialista em Educação Profissional Integrada a Educação Básica (2010) pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). É graduada em Design-Moda (2005) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Atualmente, é professora efetiva do IFSC e ministra aulas no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda.

Mariana Luísa Schaeffer Brilhante, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

É mestranda em Design de Vestuário e Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É especialista em Estudos Culturais e os Currículos Escolares Contemporâneos da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2018). É graduada em Design de Moda pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA, 2017).

Emanoela Mardula, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

É graduada em Design de Moda (2017) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É técnica em Moda e Estilismo (2007) pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Jaraguá do Sul (SC), centro. Atualmente, atua no IFSC como servidora efetiva.

Valdecir Babinski Júnior, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

É mestre em Design de Vestuário e Moda (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É pós-graduado em marketing (2018) pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). É graduado em Moda, com habilitação em design de moda (2014), pela Udesc. Atualmente, é professor assistente na Udesc e ministra aulas no bacharelado em moda.

Camila Leithold, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

É estudante do curso técnico integrado em modelagem do vestuário do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Jaraguá do Sul (SC), centro. 

Ezequiel Stack, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

É estudante do curso técnico integrado em modelagem do vestuário do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Jaraguá do Sul (SC), centro. 

Lauane Vanessa Wolffenbüttel, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

É estudante do curso técnico integrado em modelagem do vestuário do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Jaraguá do Sul (SC), centro. 

Maria Augusta Zimmermann, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

É estudante do curso técnico integrado em modelagem do vestuário do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Jaraguá do Sul (SC), centro.

Referências

ABPS. Relatório setorial mercado plus size no Brasil, 2021. Disponível em: https://www.plussizebrasil.com.br/relatorio21mercadoplusize. Acesso em: 4 abr. 2021.

ASSIS, F. Comportamento do consumidor. 2011. Monografia apresentada ao MBA. Gestão e Estratégia Empresarial da UNIFIL Centro Universitário Filadélfia. Londrina, 2011. Disponível em: https://web.unifil.br/pergamum/vinculos/000004/0000043D.pdf. Acesso em: 25 maio 2021.

BAILEY, S.; BAKER, J. Moda e visual merchandising. 1. ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.

BARD, N. L. S. A moda como representação de identidade em consumidoras plus size. 2013. PG. Trabalho de Conclusão de Curso — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/88875. Acesso em: 1 fev. 2021.

BATISTA, K.; ESCOBAR, M. A. R. A importância do visual merchandising na percepção dos consumidores. R. Gest. Anál., Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 93–108, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/viewFile/2567/1059. Acesso em: 4 ago. 2021.

BIGAL, S. Vitrina: do outro lado do visível. São Paulo, SP: Nobel, 2001.

BLESSA, R. Merchandising no ponto-de-venda. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2003.

BRASIL. Pesquisa do IBGE mostra aumento da obesidade entre adultos. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/10/pesquisa-do-ibge-mostra-aumento-da-obesidade-entre-adultos. Acesso em: 28 fev. 2021.

CEZAR, J. G. Visual merchandising no varejo de moda: importância e aplicabilidade. Monografia (Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) — Universidade do Sul de Santa Catarina, 2017. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/10503/1/Monografia%20-%20Jhenefer%20Garcia%20Cezar.pdf. Acesso em: 9 ago. 2021.

COBRA, M. Marketing & moda. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2007. 263 p.

DEMETRESCO, S. Vitrina: construção de encenações. 3. ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2007. 264 p.

GIL, A. C. Métodos de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LEMON, K. N.; VERHOEF, P. C. Understanding customer experience throughout the customer journey. Journal of Marketing, [S.l.], v. 80, n. 6, p. 69–96, nov. 2016.

MARTINS, F. Z. A influência do visual merchandising no comportamento de compra do consumidor. Monografia de Conclusão do Curso (Comunicação Social) — Centro Universitário de Brasília, 2012. 47 f. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/2045/2/20861488.pdf. Acesso em: 10 nov. 2021.

MORENO, T. V. A. Constituição dos sentidos da mulher “plus size”. Revista Avepalavra, Alto Araguaia, v., n. 14, nov./dez. 2012. Disponível em: http://www2.unemat.br/avepalavra/EDICOES/14/artigos/MORENO.pdf. Acesso em: 29 jan. 2021.

MORGAN, T. Visual merchandising: vitrines e interiores comerciais. 2. ed. Barcelona: Editora GG, 2011.

NIELSEN. A hora certa de ativar o shopper. [S.l.: s.n.], 2015. Disponível em: https://www.nielsen.com/wp-content/uploads/sites/3/2019/04/NielsenSeries-Shopper-2015.pdf. Acesso em: 8 mar. 2021.

PARENTE, J. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas. 2000. 388 p.

PEDRON, R.; STEFFEN, C.; WOLF, F. O design no comportamento do consumo: o ambiente de varejo e a decisão de compra, 2014. Anais... X semana de extensão, pesquisa e pós-educação — SESpesq, centro universitário ritter dos reis. Disponível em: http://www.uniritter.edu.br/uploads/eventos/sepesq/x_sepesq/arquivos_trabalhos/2968/368/371.pdf. Acesso em: 14 jun. 2021.

SACKRIDER, F.; GUIDÉ, G.; HERVÉ, D. Entre vitrinas: distribuição e visual merchandising na moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.

SANT’ANNA, M. C. dos P. Uma abordagem para a moda plus size no mercado de luxo. 2013. Disponível em: https://ied.edu.br/biblioteca/sao-paulo/01_01_13278.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.

SCHMITT, B. H.; SIMONSON, A. A estética do marketing: como criar e administrar sua marca, sua imagem e identidade. São Paulo: Nobel, 2000.

SCUSSEL, F. B. C. et al. Muito além das curvas: a experiência de consumo das mulheres brasileiras plus size no varejo de moda. Alcance, Itajaí, v. 25, n. 1, p. 79–94, jan./abr. 2018.

SEBRAE. Visual merchandising. 2020. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/visual-merchandising,b9d3ace85e4ef510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 7 mar. 2021.

SHIN, J. K.; PARK, M. S.; MOON, M. K. Do Eco friendly VMD and Store Reputation Increase Satisfaction of Retail Customers? Psychology & Marketing, v. 32, n. 12, p. 1148–1157, 2015.

SILVA, N. M. O Consumidor Plus Size Como um Novo Padrão Estético na Moda Contemporânea. São Paulo, 2012. 62 p. Monografia (Curso de Especialização em Estética e Gestão de Moda) — Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moda/monografias/Natalia%20Magalhaes.pdf. Acesso em: 1 fev. 2021.

SOUZA, C. da L.; FIGUEIREDO, G. L. A. de S. O profissional de visual merchandising e o desafio de encantar clientes através da comunicação. Disponível em: https://jnt1.websiteseguro.com/index.php/JNT/article/download/263/260. Acesso em: 5 maio 2021.

VERHOEF, P. C. et al. Customer experience creation: Determinants, dynamics and management strategies. Journal of retailing, v. 85, n. 1, p. 31–41, 2009.

ZORRILLA, P. Nuevas tendencias en merchandising: Generar experiencias para conquistar emociones y fidelizar clientes. Distribución y Consumo, n. 65, p. 13–20, 2002.

Publicado

2021-12-21

Como Citar

LOS, V. A.; BRILHANTE, M. L. S.; MARDULA, E.; BABINSKI JÚNIOR, V.; LEITHOLD, C.; STACK, E.; WOLFFENBÜTTEL, L. V.; ZIMMERMANN, M. A. Consumidores plus size: uma proposta inclusiva para o Visual Merchandising. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 5, n. 5, p. 131–153, 2021. DOI: 10.15536/2594-4398.2021.v5.n5.pp.131-153.2653. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2653. Acesso em: 25 abr. 2024.