Moda e tragédia: os impactos do desabamento de Rana Plaza nos modelos fast fashion e slow fashion
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n5.pp.052-081.2623Palavras-chave:
Rana Plaza, Fast Fashion, Slow Fashion, Indústria de confecção, Negócios de modaResumo
Diante da tragédia de Rana Plaza, em 24 de abril de 2013, o presente artigo busca evidenciar os impactos provocados pelo desastre nos modelos de negócios dos tipos fast fashion e slow fashion. Para tanto, emprega-se uma pesquisa ex-post-facto com vistas a desenhar as consequências do acontecimento. A partir da literatura consultada, estabeleceram-se como categorias de evidência: (I) trabalho; (II) consumo; (III) sociedade; e (IV) indústria. Os resultados atestam que, pós-Rana Plaza, (I) o modelo fast fashion avançou em acordos de segurança, contudo, seus consumidores apresentam controvérsias; e (II) o modelo slow fashion apoiou o surgimento de iniciativas do terceiro setor e deu subsídio para comportamentos pró-sustentabilidade.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Karoline de Lucena. Consumo e meio ambiente: considerações acerca do direito do consumidor à informação, como instrumento de sustentabilidade. In: CUNHA, Belinda Pereira; AUGUSTIN, Sérgio (org.). Sustentabilidade ambiental: estudos jurídicos e sociais. Caxias do Sul: EDUCS, 2014. p. 209–226. Disponível em: https://bit.ly/3qKgP2m. Acesso em: 21 jan. 2021.
BABINSKI JÚNIOR, Valdecir et al. Moda e Consumo Sustentável: um exemplo de Florianópolis (SC). Mix Sustentável, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 93–110, 21 dez. 2020. Disponível em: http://bit.ly/3rtmr1K. Acesso em: 20 jan. 2021.
BARNES, Liz; LEA?GREENWOOD, Gaynor. Fast fashion in the retail store environment. International Journal of Retail & Distribution Management, [S.L.], v. 38, n. 10, p. 760–772, 7 set. 2010. Disponível em: http://bit.ly/2OtbBuO. Acesso em: 2 fev. 2021.
BERLIM, Lilyan G. Contribuições para a construção do conceito Slow Fashion. Dobra[S]: Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, São Paulo, n. 32, p. 130–151, 3 ago. 2021. Disponível em: https://bit.ly/39vWdEY. Acesso em: 22 ago. 2021.
BREWER, Mark K. Slow Fashion in a Fast Fashion World: promoting sustainability and responsibility. Laws, [S.L.], v. 8, n. 4, p. 24-33, 9 out. 2019. Disponível em: http://bit.ly/3qMVoxD. Acesso em: 4 fev. 2021.
CARVALHO, Mariana Moreira et al. Preocupação ambiental e produção industrial: um exemplo de Santa Catarina (SC). Mix Sustentável, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 163–174, maio 2020. Disponível em: https://bit.ly/3nvth4M. Acesso em: 27 out. 2020.
CHIARETTI, Daniela. Indústria da moda polui mais que navios e aviões. 2019. Portal Valor Econômico. Disponível em: http://bit.ly/3sWuqVP. Acesso em: 23 mar. 2019.
CLARK, Hazel. Slow + Fashion — an Oxymoron — or a promise for the future? Fashion Theory, [S.L.], v. 12, n. 4, p. 427–446, dez. 2008. Disponível em: https://bit.ly/30EinjF. Acesso em: 2 jan. 2021.
FLETCHER, Kate. Sustainable Fashion and Textiles: design journeys. Londres: Routledge, 2008. Disponível em: http://bit.ly/3lfAC8K. Acesso em: 3 fev. 2021.
FLETCHER, Kate; GROSE, Lynda. Moda e Sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: SENAC São Paulo, 2011.
FLEURY, Felipe Guimarães; OLIVEIRA, Mirtes Marins de. Fast-Slow: o paradoxo do cenário têxtil-confecção-moda. Dobra[S]: Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, São Paulo, n. 32, p. 20–40, 3 ago. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3hZ326l. Acesso em: 15 ago. 2021.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GLOBAL FASHION AGENDA (Dinamarca: Copenhagen). Taking the pulse of The Fashion Industry. 2019. Disponível em: http://bit.ly/3bL6MGb. Acesso em: 17 maio 2019.
GREEN WAVE. Fashion, a powerful tool for change. 2021a. Disponível em: http://bit.ly/3bqvWJG. Acesso em: 26 jan. 2021.
GREEN WAVE. You are not alone. 2021b. Disponível em: http://bit.ly/38kzHyx. Acesso em: 26 jan. 2021.
HAANPÄÄ, Leena. Consumers' green commitment: indication of a postmodern lifestyle? International Journal of Consumer Studies, [S.L.], v. 31, n. 5, p. 478–486, set. 2007. Disponível em: https://bit.ly/3vm7n8X. Acesso em: 14 nov. 2020.
JOHANSSON, Eleonor. Slow fashion — An Answer for a Sustainable Fashion Industry? 2010. 94 f. Tese (Doutorado) — Curso de Pós-Graduação em Gestão Têxtil Aplicada, Universidade de Borås, Borås, 2010. Disponível em: https://bit.ly/3csv9Y9. Acesso em: 2 jan. 2021.
LOHMEYER, Nora; SCHUESSLER, Elke. Rana Plaza as a threat to the fast fashion model? An analysis of institutional: responses to the disaster in Germany. In: HEUER, Mark; BECKER-LEIFHOLD, Carolin (ed.). Eco Friendly and Fair: fast fashion and consumer behavior. Londres: Routledge, 2018. p. 3–14. Disponível em: https://bit.ly/3bLZXDW. Acesso em: 28 jan. 2021.
MARCHETTO, Patrícia Borba; ROCHA, William Albano. O preço da economia global: reflexões sobre o trabalho análogo à escravidão e o hiperconsumo. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES, 19., 2018, Franca. Anais [...]. Franca: Centro Universitário Municipal de Franca, 2018. p. 121–128. Disponível em: https://bit.ly/3rsxf0r. Acesso em: 1 fev. 2021.
MARTINS, Taynara Oliveira et al. Pesquisa e desenvolvimento de uma coleção de moda Slow Fashion. Mix Sustentável, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 19–32, 21 dez. 2020. Disponível em: http://bit.ly/3rRCtmQ. Acesso em: 8 fev. 2021.
NIINIMÄKI, Kirsi et al. The environmental price of fast fashion. Nature Reviews Earth & Environment, [S.L.], v. 1, n. 4, p. 189–200, abr. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2Ng5t8x. Acesso em: 29 jan. 2021.
NIINIMÄKI, Kirsi. Eco-clothing, consumer identity and ideology. Sustainable Development, [S.L.], v. 18, n. 3, p. 150–162, 26 mar. 2010. Disponível em: https://bit.ly/3eFVi8z. Acesso em: 7 dez. 2020.
OLIVEIRA JÚNIOR, Adilson Gonzales de; OLIVEIRA, Anne Cristine Ferraz de; DOMICIANO, Cassia Letícia Carrara. Marcas e consumo: o papel do design em promover relações e ações sustentáveis para o futuro. Tríades: transversalidades, design e linguagens, Rio de Janeiro, v. 1, n. 8, p. 63–78, 25 jun. 2019. Disponível em: http://bit.ly/3euypFb. Acesso em: 12 jan. 2021.
PINHEIRO, Eliane; WACHHOLZ, Larissa Aparecida. Estratégias sustentáveis de moda: estudo aplicado ao desenvolvimento de produtos de vestuário. Mix Sustentável, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. 157–172, 18 dez. 2017. Disponível em: http://bit.ly/3rLIgtY. Acesso em: 11 jan. 2021.
POOKULANGARA, Sanjukta; SHEPHARD, Arlesa. Slow fashion movement: understanding consumer perceptions: an exploratory study. Journal of Retailing and Consumer Services, [S.L.], v. 20, n. 2, p. 200–206, mar. 2013. Disponível em: http://bit.ly/3qMaT8U. Acesso em: 9 fev. 2021.
RECH, Sandra Regina; SOUZA, Renata Karoline Rodrigues de. Ecoluxo e sustentabilidade: um novo comportamento do consumidor. DAPesquisa, Florianópolis, v. 4, n. 6, p. 602–608, nov. 2009. Disponível em: http://bit.ly/3lnE7tW. Acesso em: 20 jan. 2020.
REILEY, Kathryn; DELONG, Marilyn. A consumer vision for sustainable fashion practice. Fashion Practice, [S.L.], v. 3, n. 1, p. 63–83, maio 2011. Disponível em: https://bit.ly/38yXY3R. Acesso em: 29 jan. 2021.
SANTOS, Palloma Rodrigues G.; QUEIROZ, Shirley Gomes. Indústria da moda e suas relações com a sociedade de risco. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESIGN SUSTENTÁVEL, 7., 2019, Recife. Anais [...]. Recife: Blucher Design Proceedings, 2019. p. 1–12. Disponível em: https://bit.ly/3qhQF6U. Acesso em: 13 jan. 2021.
SCHUESSLER, Elke; LOHMEYER, Nora. Sozialstandards in der globalen Bekleidungsindustrie — Was hat sich seit Rana Plaza verändert? 2021. German Asia-Pacific Business Association. Disponível em: http://bit.ly/38zUZIM. Acesso em: 15 jan. 2021.
SCHULTE, Neide Köhler; NARDI, Amanda Zardo de; VIVIAN, Ana Carolina. Consumo consciente: um desafio para o design de moda. DAPesquisa, Florianópolis, v. 6, n. 4, p. 588-595, nov. 2009. Disponível em: http://bit.ly/30GCpdr. Acesso em: 27 jan. 2021.
SEIBEL, Vanessa de Mello; GREGORY, Isabel Christine Silva de. Fashion Revolution como movimento ambientalista de Justiça Ambiental: uma análise sob a ótica do direito ao ambiente ecologicamente equilibrado. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, Natal, v. 12, n. 2, p. 194–209, 27 fev. 2020. Disponível em: http://bit.ly/3egQ4jm. Acesso em: 9 fev. 2021.
SILVA, Cleber Máximo da. Tráfico de pessoas e trabalho escravo na indústria têxtil. Intertemas, Presidente Prudente, v. 10, n. 10, p. 1–20, dez. 2014. Disponível em: http://bit.ly/3kRGcOk. Acesso em: 9 jan. 2021.
SLOW FASHION GLOBAL. Get Involved. 2021. Disponível em: http://bit.ly/3vdlBJg. Acesso em: 27 jan. 2021.
SLOW FASHION MOVEMENT GLOBAL TEAM MEETING. [S.I]: Slow Fashion Movement, 2021. (180 min.), color.
VEIGA, João Paulo Cândia; GALHERA, Katiuscia Moreno. Ação coletiva transnacional na cadeia de confecção do vestuário e a questão de gênero. Sociologias, Porto Alegre, v. 19, n. 45, p. 142–174, ago. 2017. Disponível em: http://bit.ly/3ro7Wwz. Acesso em: 7 jan. 2021.
WITKOSKI, Silvana Silva Reiter; MORGENSTERN, Elenir Carmen. Consumismo: uma reflexão acerca das aquisições no campo da moda. Mix Sustentável, Florianópolis, v. 4, n. 3, p. 67–75, 24 out. 2018. Disponível em: http://bit.ly/3rRkqgA. Acesso em: 20 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paula Martin, Valdecir Babinski Júnior, Mariana Luísa Schaeffer Brilhante, Neide Köhler Schulte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.