Moda e tragédia: os impactos do desabamento de Rana Plaza nos modelos fast fashion e slow fashion

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n5.pp.052-081.2623

Palavras-chave:

Rana Plaza, Fast Fashion, Slow Fashion, Indústria de confecção, Negócios de moda

Resumo

Diante da tragédia de Rana Plaza, em 24 de abril de 2013, o presente artigo busca evidenciar os impactos provocados pelo desastre nos modelos de negócios dos tipos fast fashion e slow fashion. Para tanto, emprega-se uma pesquisa ex-post-facto com vistas a desenhar as consequências do acontecimento. A partir da literatura consultada, estabeleceram-se como categorias de evidência: (I) trabalho; (II) consumo; (III) sociedade; e (IV) indústria. Os resultados atestam que, pós-Rana Plaza, (I) o modelo fast fashion avançou em acordos de segurança, contudo, seus consumidores apresentam controvérsias; e (II) o modelo slow fashion apoiou o surgimento de iniciativas do terceiro setor e deu subsídio para comportamentos pró-sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Martin, Universidade do Sul de Santa Catarina

É aluna especial (2021) do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É graduada em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2020).

Valdecir Babinski Júnior, Universidade do Estado de Santa Catarina

É mestre em Design de Vestuário e Moda (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É pós-graduado em marketing (2018) pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). É graduado em Moda, com habilitação em design de moda (2014), pela Udesc. Atualmente, é professor assistente na Udesc e ministra aulas no bacharelado em moda.

Mariana Luísa Schaeffer Brilhante, Universidade do Estado de Santa Catarina

É mestranda em Design de Vestuário e Moda (2021) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É especialista em Estudos Culturais e os Currículos Escolares Contemporâneos da Educação (2018) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É graduada em Design de Moda (2017) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Neide Köhler Schulte, Universidade do Estado de Santa Catarina

É doutora em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestre em Engenharia da Produção (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É especialista em Ensino da Arte: fundamentos estéticos e metodológicos (1998) pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). É graduada pela Desenho e Plástica (1992) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é professora do quadro efetivo do bacharelado em moda e do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa) da Udesc.

Referências

ARAÚJO, Karoline de Lucena. Consumo e meio ambiente: considerações acerca do direito do consumidor à informação, como instrumento de sustentabilidade. In: CUNHA, Belinda Pereira; AUGUSTIN, Sérgio (org.). Sustentabilidade ambiental: estudos jurídicos e sociais. Caxias do Sul: EDUCS, 2014. p. 209–226. Disponível em: https://bit.ly/3qKgP2m. Acesso em: 21 jan. 2021.

BABINSKI JÚNIOR, Valdecir et al. Moda e Consumo Sustentável: um exemplo de Florianópolis (SC). Mix Sustentável, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 93–110, 21 dez. 2020. Disponível em: http://bit.ly/3rtmr1K. Acesso em: 20 jan. 2021.

BARNES, Liz; LEA?GREENWOOD, Gaynor. Fast fashion in the retail store environment. International Journal of Retail & Distribution Management, [S.L.], v. 38, n. 10, p. 760–772, 7 set. 2010. Disponível em: http://bit.ly/2OtbBuO. Acesso em: 2 fev. 2021.

BERLIM, Lilyan G. Contribuições para a construção do conceito Slow Fashion. Dobra[S]: Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, São Paulo, n. 32, p. 130–151, 3 ago. 2021. Disponível em: https://bit.ly/39vWdEY. Acesso em: 22 ago. 2021.

BREWER, Mark K. Slow Fashion in a Fast Fashion World: promoting sustainability and responsibility. Laws, [S.L.], v. 8, n. 4, p. 24-33, 9 out. 2019. Disponível em: http://bit.ly/3qMVoxD. Acesso em: 4 fev. 2021.

CARVALHO, Mariana Moreira et al. Preocupação ambiental e produção industrial: um exemplo de Santa Catarina (SC). Mix Sustentável, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 163–174, maio 2020. Disponível em: https://bit.ly/3nvth4M. Acesso em: 27 out. 2020.

CHIARETTI, Daniela. Indústria da moda polui mais que navios e aviões. 2019. Portal Valor Econômico. Disponível em: http://bit.ly/3sWuqVP. Acesso em: 23 mar. 2019.

CLARK, Hazel. Slow + Fashion — an Oxymoron — or a promise for the future? Fashion Theory, [S.L.], v. 12, n. 4, p. 427–446, dez. 2008. Disponível em: https://bit.ly/30EinjF. Acesso em: 2 jan. 2021.

FLETCHER, Kate. Sustainable Fashion and Textiles: design journeys. Londres: Routledge, 2008. Disponível em: http://bit.ly/3lfAC8K. Acesso em: 3 fev. 2021.

FLETCHER, Kate; GROSE, Lynda. Moda e Sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: SENAC São Paulo, 2011.

FLEURY, Felipe Guimarães; OLIVEIRA, Mirtes Marins de. Fast-Slow: o paradoxo do cenário têxtil-confecção-moda. Dobra[S]: Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, São Paulo, n. 32, p. 20–40, 3 ago. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3hZ326l. Acesso em: 15 ago. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GLOBAL FASHION AGENDA (Dinamarca: Copenhagen). Taking the pulse of The Fashion Industry. 2019. Disponível em: http://bit.ly/3bL6MGb. Acesso em: 17 maio 2019.

GREEN WAVE. Fashion, a powerful tool for change. 2021a. Disponível em: http://bit.ly/3bqvWJG. Acesso em: 26 jan. 2021.

GREEN WAVE. You are not alone. 2021b. Disponível em: http://bit.ly/38kzHyx. Acesso em: 26 jan. 2021.

HAANPÄÄ, Leena. Consumers' green commitment: indication of a postmodern lifestyle? International Journal of Consumer Studies, [S.L.], v. 31, n. 5, p. 478–486, set. 2007. Disponível em: https://bit.ly/3vm7n8X. Acesso em: 14 nov. 2020.

JOHANSSON, Eleonor. Slow fashion — An Answer for a Sustainable Fashion Industry? 2010. 94 f. Tese (Doutorado) — Curso de Pós-Graduação em Gestão Têxtil Aplicada, Universidade de Borås, Borås, 2010. Disponível em: https://bit.ly/3csv9Y9. Acesso em: 2 jan. 2021.

LOHMEYER, Nora; SCHUESSLER, Elke. Rana Plaza as a threat to the fast fashion model? An analysis of institutional: responses to the disaster in Germany. In: HEUER, Mark; BECKER-LEIFHOLD, Carolin (ed.). Eco Friendly and Fair: fast fashion and consumer behavior. Londres: Routledge, 2018. p. 3–14. Disponível em: https://bit.ly/3bLZXDW. Acesso em: 28 jan. 2021.

MARCHETTO, Patrícia Borba; ROCHA, William Albano. O preço da economia global: reflexões sobre o trabalho análogo à escravidão e o hiperconsumo. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES, 19., 2018, Franca. Anais [...]. Franca: Centro Universitário Municipal de Franca, 2018. p. 121–128. Disponível em: https://bit.ly/3rsxf0r. Acesso em: 1 fev. 2021.

MARTINS, Taynara Oliveira et al. Pesquisa e desenvolvimento de uma coleção de moda Slow Fashion. Mix Sustentável, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 19–32, 21 dez. 2020. Disponível em: http://bit.ly/3rRCtmQ. Acesso em: 8 fev. 2021.

NIINIMÄKI, Kirsi et al. The environmental price of fast fashion. Nature Reviews Earth & Environment, [S.L.], v. 1, n. 4, p. 189–200, abr. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2Ng5t8x. Acesso em: 29 jan. 2021.

NIINIMÄKI, Kirsi. Eco-clothing, consumer identity and ideology. Sustainable Development, [S.L.], v. 18, n. 3, p. 150–162, 26 mar. 2010. Disponível em: https://bit.ly/3eFVi8z. Acesso em: 7 dez. 2020.

OLIVEIRA JÚNIOR, Adilson Gonzales de; OLIVEIRA, Anne Cristine Ferraz de; DOMICIANO, Cassia Letícia Carrara. Marcas e consumo: o papel do design em promover relações e ações sustentáveis para o futuro. Tríades: transversalidades, design e linguagens, Rio de Janeiro, v. 1, n. 8, p. 63–78, 25 jun. 2019. Disponível em: http://bit.ly/3euypFb. Acesso em: 12 jan. 2021.

PINHEIRO, Eliane; WACHHOLZ, Larissa Aparecida. Estratégias sustentáveis de moda: estudo aplicado ao desenvolvimento de produtos de vestuário. Mix Sustentável, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. 157–172, 18 dez. 2017. Disponível em: http://bit.ly/3rLIgtY. Acesso em: 11 jan. 2021.

POOKULANGARA, Sanjukta; SHEPHARD, Arlesa. Slow fashion movement: understanding consumer perceptions: an exploratory study. Journal of Retailing and Consumer Services, [S.L.], v. 20, n. 2, p. 200–206, mar. 2013. Disponível em: http://bit.ly/3qMaT8U. Acesso em: 9 fev. 2021.

RECH, Sandra Regina; SOUZA, Renata Karoline Rodrigues de. Ecoluxo e sustentabilidade: um novo comportamento do consumidor. DAPesquisa, Florianópolis, v. 4, n. 6, p. 602–608, nov. 2009. Disponível em: http://bit.ly/3lnE7tW. Acesso em: 20 jan. 2020.

REILEY, Kathryn; DELONG, Marilyn. A consumer vision for sustainable fashion practice. Fashion Practice, [S.L.], v. 3, n. 1, p. 63–83, maio 2011. Disponível em: https://bit.ly/38yXY3R. Acesso em: 29 jan. 2021.

SANTOS, Palloma Rodrigues G.; QUEIROZ, Shirley Gomes. Indústria da moda e suas relações com a sociedade de risco. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESIGN SUSTENTÁVEL, 7., 2019, Recife. Anais [...]. Recife: Blucher Design Proceedings, 2019. p. 1–12. Disponível em: https://bit.ly/3qhQF6U. Acesso em: 13 jan. 2021.

SCHUESSLER, Elke; LOHMEYER, Nora. Sozialstandards in der globalen Bekleidungsindustrie — Was hat sich seit Rana Plaza verändert? 2021. German Asia-Pacific Business Association. Disponível em: http://bit.ly/38zUZIM. Acesso em: 15 jan. 2021.

SCHULTE, Neide Köhler; NARDI, Amanda Zardo de; VIVIAN, Ana Carolina. Consumo consciente: um desafio para o design de moda. DAPesquisa, Florianópolis, v. 6, n. 4, p. 588-595, nov. 2009. Disponível em: http://bit.ly/30GCpdr. Acesso em: 27 jan. 2021.

SEIBEL, Vanessa de Mello; GREGORY, Isabel Christine Silva de. Fashion Revolution como movimento ambientalista de Justiça Ambiental: uma análise sob a ótica do direito ao ambiente ecologicamente equilibrado. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, Natal, v. 12, n. 2, p. 194–209, 27 fev. 2020. Disponível em: http://bit.ly/3egQ4jm. Acesso em: 9 fev. 2021.

SILVA, Cleber Máximo da. Tráfico de pessoas e trabalho escravo na indústria têxtil. Intertemas, Presidente Prudente, v. 10, n. 10, p. 1–20, dez. 2014. Disponível em: http://bit.ly/3kRGcOk. Acesso em: 9 jan. 2021.

SLOW FASHION GLOBAL. Get Involved. 2021. Disponível em: http://bit.ly/3vdlBJg. Acesso em: 27 jan. 2021.

SLOW FASHION MOVEMENT GLOBAL TEAM MEETING. [S.I]: Slow Fashion Movement, 2021. (180 min.), color.

VEIGA, João Paulo Cândia; GALHERA, Katiuscia Moreno. Ação coletiva transnacional na cadeia de confecção do vestuário e a questão de gênero. Sociologias, Porto Alegre, v. 19, n. 45, p. 142–174, ago. 2017. Disponível em: http://bit.ly/3ro7Wwz. Acesso em: 7 jan. 2021.

WITKOSKI, Silvana Silva Reiter; MORGENSTERN, Elenir Carmen. Consumismo: uma reflexão acerca das aquisições no campo da moda. Mix Sustentável, Florianópolis, v. 4, n. 3, p. 67–75, 24 out. 2018. Disponível em: http://bit.ly/3rRkqgA. Acesso em: 20 jan. 2021.

Publicado

2021-12-21

Como Citar

MARTIN, P.; BABINSKI JÚNIOR, V.; BRILHANTE, M. L. S.; SCHULTE, N. K. Moda e tragédia: os impactos do desabamento de Rana Plaza nos modelos fast fashion e slow fashion. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 5, n. 5, p. 052–081, 2021. DOI: 10.15536/2594-4398.2021.v5.n5.pp.052-081.2623. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2623. Acesso em: 20 abr. 2024.