Reflexões acerca das experiências na Educação Infantil

inquietações a partir de entrevistas com professoras

Autores

Palavras-chave:

Experiência, Base Nacional Comum Curricular, Educação Infantil

Resumo

O presente artigo propõe discutir a noção de experiência, conceito central da Base Nacional Curricular Comum para a Educação Infantil. O interesse pelo debate é também desdobramento de uma pesquisa de cunho qualitativo e caráter transversal, que teve interesse em compreender de que modo professoras de Educação Infantil compreendem a noção de subjetividade e o seu lugar no processo de ensinar e aprender. Foram entrevistadas nove professoras a partir da ferramenta da entrevista semiestruturada. Em suas respostas as educadoras afirmaram comumente a função de fomentar experiências junto aos educandos. Esta centralidade do conceito afirmada na lei e reafirmada no discurso das educadoras contrasta com a ausência de uma definição de experiência no documento base. Desta forma, problematizamos a noção de experiência como abertura para a aprendizagem pela via do encontro e da singularidade da criança, orientado ou não por um projeto político pedagógico, mediado ou não pelo educador. Concluímos com esta reflexão que é necessário carregarmos de sentido a compreensão da experiência como centralidade para o aprendizado desde uma perspectiva que aposte na singularidade da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natana Pissaia, Universidade de Passo Fundo

Psicóloga graduada pela Universidade de Passo Fundo. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.

Robert Filipe dos Passos, Universidade Federal do Amazonas

Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Pissaia, N., & dos Passos, R. F. (2024). Reflexões acerca das experiências na Educação Infantil: inquietações a partir de entrevistas com professoras. Revista Ação E Reflexão, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/acaoereflexao/article/view/3656

Edição

Seção

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS e CIÊNCIAS HUMANAS