Reflexões acerca das experiências na Educação Infantil

inquietações a partir de entrevistas com professoras

Autores/as

Palabras clave:

Experiência, Base Nacional Comum Curricular, Educação Infantil

Resumen

O presente artigo propõe discutir a noção de experiência, conceito central da Base Nacional Curricular Comum para a Educação Infantil. O interesse pelo debate é também desdobramento de uma pesquisa de cunho qualitativo e caráter transversal, que teve interesse em compreender de que modo professoras de Educação Infantil compreendem a noção de subjetividade e o seu lugar no processo de ensinar e aprender. Foram entrevistadas nove professoras a partir da ferramenta da entrevista semiestruturada. Em suas respostas as educadoras afirmaram comumente a função de fomentar experiências junto aos educandos. Esta centralidade do conceito afirmada na lei e reafirmada no discurso das educadoras contrasta com a ausência de uma definição de experiência no documento base. Desta forma, problematizamos a noção de experiência como abertura para a aprendizagem pela via do encontro e da singularidade da criança, orientado ou não por um projeto político pedagógico, mediado ou não pelo educador. Concluímos com esta reflexão que é necessário carregarmos de sentido a compreensão da experiência como centralidade para o aprendizado desde uma perspectiva que aposte na singularidade da criança.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natana Pissaia, Universidade de Passo Fundo

Psicóloga graduada pela Universidade de Passo Fundo. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.

Robert Filipe dos Passos, Universidade Federal do Amazonas

Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.

Publicado

2024-05-02

Cómo citar

Pissaia, N., & dos Passos, R. F. (2024). Reflexões acerca das experiências na Educação Infantil: inquietações a partir de entrevistas com professoras. Revista Ação E Reflexão, 2(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/acaoereflexao/article/view/3656

Número

Sección

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS e CIÊNCIAS HUMANAS