Pseudo-Histórias nos Livros Didáticos de Física: Arquimedes e Newton
Resumo
A História da Ciência, ao contextualizar o conteúdo científico, torna a ciência mais real e aproxima-a dos alunos, criando motivação para a aprendizagem e ajudando-os a tornarem-se cidadãos mais esclarecidos e socialmente mais intervenientes. O estudo que apresentamos teve como objetivos: a) averiguar se a presença de mitos sobre a História da Ciência, como a História de Newton e a maçã; Arquimedes e a coroa do rei, nos livros didáticos de Física do 1.º ano do Ensino Médio do Plano Nacional do Livro Didático’ 2015; b) pesquisar a forma com que estes mitos estão sendo abordados nos livros didáticos de Física do 1.º ano do Ensino Médio. Fez-se uma pesquisa essencialmente qualitativa e descritiva em catorze livros, a partir de um instrumento que contempla duas dimensões: presença e informação, desdobradas em indicadores que as operacionalizam. Os resultados da pesquisa estão descritos neste trabalho.
Palavras-chave
Livro didático; História da Ciência; Pseudo-Histórias; Newton; Arquimedes.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.389-402.850
Revista Thema
__________________________
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil.