História da Ciência nos Livros Didáticos de Física

Autores

  • Bruno Gomes da Silva IPB - Instituto Politécnico de Bragança http://orcid.org/0000-0002-0972-1432
  • Maria Delmina Pires IPB - Instituto Politécnico de Bragança
  • Vitor Hugo Borba Manzke IFSul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.34-43.776

Palavras-chave:

Livro didático, História da Ciência, Ensino/aprendizagem da Física.

Resumo

A História da Ciência, ao contextualizar o conteúdo científico, torna a ciência mais real e aproxima-a dos alunos, criando motivação para a aprendizagem e ajudando-os a tornarem-se cidadãos mais esclarecidos e socialmente mais intervenientes. O estudo que apresentamos teve como objetivos: averiguar a presença da História da Ciência, a forma, e se mostram uma ciência dinâmica, que sofre mudanças, e se evidenciam os fatores que ocasionam essas mudanças na ciência, estão sendo abordados nos livros didáticos de Física do 1.º ano do Ensino Médio. Fez-se uma análise de conteúdo a catorze livros, a partir de um instrumento que contempla duas dimensões: informação facultada e atividades propostas, desdobradas em indicadores que as operacionalizam. Os resultados da pesquisa estão descritos neste trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

DA SILVA, B. G.; PIRES, M. D.; MANZKE, V. H. B. História da Ciência nos Livros Didáticos de Física. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 34–43, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.34-43.776. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/776. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)