Aprendizagem em Ambientes Virtuais: tecendo reflexões

Autores

  • Cinara Ourique do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSul
  • Ricardo Lemos Sainz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSul http://orcid.org/0000-0001-9338-7993

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.149-158.562

Palavras-chave:

educação a distância, ambientes virtuais de aprendizagem, aprendizagem.

Resumo

Neste estudo, fundamentamos a hipótese de que reconhecida a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC e a evolução da educação a distância através de multiplataformas, ainda é preciso trazer à discussão os ambientes virtuais de aprendizagem – AVA. O estudo evidencia uma pesquisa crítico-reflexiva de cunho bibliográfica que discorre a complexidade neurobiológica, cultural e social do indivíduo alinhado às experiências pessoais junto aos cursos a distância que utilizam o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. O estudo sinaliza que as ferramentas tecnológicas modificam as formas de aprender do sujeito, remodelando a cognição e estabelecendo um novo processo de aprendizagem. A compreensão do conhecimento metacognitivo, aliado aos aspectos culturais e sociais permitem um melhor aproveitamento e desdobramento do ambiente virtual, aliado também, a uma visão pedagógica e de uma correlação reflexiva do espaço emocional-relacional que emerge dos sujeitos que interagem. É importante considerar o emocionar do sujeito na aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinara Ourique do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSul

Doutora em Educação em Ciências. Professora Adjunta na Cochtec  - Campus Pelotas - IFSul na pós-graduaçãoa lato senso em educação e nos cursos de engenharia elétrica e Tecnólogos. 

Ricardo Lemos Sainz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSul

Doutor em Tecnologia de Alimentos. Professor Titular do Campus Pelotas - IFSul. Professor na pós graduação lato senso em formação de professores.

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

OURIQUE DO NASCIMENTO, C.; LEMOS SAINZ, R. Aprendizagem em Ambientes Virtuais: tecendo reflexões. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 4, p. 149–158, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.149-158.562. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/562. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)