Samba no Mercado Público: imagens narradas
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.88-101.473Palavras-chave:
Perfomance, Imagens, Práticas culturais, SubjetividadeResumo
Este texto analisa as manifestações culturais expressas nos espaços/tempos de Samba no Mercado Público de Pelotas – Estado do Rio Grande do Sul, a partir de depoimentos de alguns integrantes dos grupos musicais participantes, de algumas pessoas assíduas aos sábados de samba, de registros de minhas vivências e observações e de um conjunto de imagens, – neste estudo, consideradas um artefato cultural, com o objetivo de conhecer mais profundamente essas práticas culturais, assim como os motivos que incitam diferentes atores sociais a expressarem seus talentos nesse espaço. Pelo cenário a ser pesquisado e pelos objetivos propostos, optei pelo uso de uma abordagem qualitativa de investigação. Os materiais coletados foram organizados em categorias evidenciadas no decorrer do processo investigativo, possibilitando uma sistematização dos dados colhidos e a elaboração de algumas conclusões a respeito dos estudos realizados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.