O conteúdo “Ginástica” nos processos seletivos dos Institutos Federais de Minas Gerais

Priscila Lopes, Juliana Nogueira Pontes Nobre, Claudia Mara Niquini

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar a presença da ginástica enquanto conteúdo programático no processo avaliativo para professores de Educação Física de institutos federais do Estado de Minas Gerais. Por meio de uma análise documental, verificamos que dos 19 editais publicados, apenas cinco citam a ginástica como tema das provas objetivas, dissertativas e/ou de desempenho didático. Quando indicada, tornou-se perceptível as limitações frente ao universo gímnico, prevalecendo ainda os conteúdos esportivos tradicionalistas. Desse modo, consideramos importante a equidade frente aos conteúdos específicos deste campo de conhecimento, sobretudo, em processos que definem e agregam um perfil profissional.


Palavras-chave


Educação Física; ginástica; docente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V16.2019.537-548.1502

Revista Thema

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


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