O conteúdo “Ginástica” nos processos seletivos dos Institutos Federais de Minas Gerais

Autores

  • Priscila Lopes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Juliana Nogueira Pontes Nobre Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha do Mucuri (UFVJM)
  • Claudia Mara Niquini Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha do Mucuri (UFVJM)

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.537-548.1502

Palavras-chave:

Educação Física, ginástica, docente.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a presença da ginástica enquanto conteúdo programático no processo avaliativo para professores de Educação Física de institutos federais do Estado de Minas Gerais. Por meio de uma análise documental, verificamos que dos 19 editais publicados, apenas cinco citam a ginástica como tema das provas objetivas, dissertativas e/ou de desempenho didático. Quando indicada, tornou-se perceptível as limitações frente ao universo gímnico, prevalecendo ainda os conteúdos esportivos tradicionalistas. Desse modo, consideramos importante a equidade frente aos conteúdos específicos deste campo de conhecimento, sobretudo, em processos que definem e agregam um perfil profissional.

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Biografia do Autor

Priscila Lopes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Mestre em Pedagogia do Movimento pela EEFEUSP

Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Rua Imperatriz, 201, Jardim Imperial II, Diamantina, MG, Brasil, CEP: 39100-000 – (38) 98814-8727 – priscalopes@usp.br

Licenciatura plena em Educação Física pela UniFMU; Mestre em Pedagogia do Movimento pela EEFEUSP; Doutoranda em Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte pela EEFEUSP; Docente do Departamento de Educação Física da UFVJM; Líder do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas – GEPG  (UFVJM/CNPq).

http://lattes.cnpq.br/2483943408509191

Juliana Nogueira Pontes Nobre, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha do Mucuri (UFVJM)

Licenciatura plena em Educação Física pela UNILESTE; Mestre em Saúde Sociedade e Ambiente pela UFVJM; Doutoranda do Programa Multicêntrico Ciências Fisiológicas da UFVJM; Docente do Departamento de Educação Física da UFVJM; membro do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas – GEPG  (UFVJM/CNPq).

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8480169P6

Claudia Mara Niquini, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha do Mucuri (UFVJM)

Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UNIMONTES; Mestre em Programa Multidisciplinar de Desenvolvimento Social pela UNIMONTES. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do curso de Educação Física da UFVJM; Líder do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas – GEPG  (UFVJM/CNPq).

http://lattes.cnpq.br/7951679377385818 

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Publicado

2019-10-31

Como Citar

LOPES, P.; NOBRE, J. N. P.; NIQUINI, C. M. O conteúdo “Ginástica” nos processos seletivos dos Institutos Federais de Minas Gerais. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 537–548, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.537-548.1502. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1502. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde