A desvalorização do professor: percepções de professores participantes de um programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Autores

  • Valeria Oliveira Ferreira PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Adriane dal Bó PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Marcelo Prado Amaral-Rosa PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Valderez Marina do Rosário Lima PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Maurivan Güntzel Ramos PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.243-255.1481

Palavras-chave:

Desvalorização docente, percepções docentes, Análise Textual Discursiva.

Resumo

O objetivo foi compreender as relações entre a desvalorização profissional e a desmotivação do professor. É um estudo de caso, realizado com dez professores participantes de um curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática de uma universidade comunitária. Os dados foram coletados por meio de questionários. A análise de dados foi procedida por meio de Análise Textual Discursiva. Os principais resultados são a emersão de quatro categorias finais: i) como o professor se reconhece em sua profissão; ii) impactos da desvalorização do professor nos processos de ensino e aprendizagem; iii) repercussões da falta de valorização e iv) alternativas para melhorias dessa situação. As categorias expressam a percepção docente sobre aspectos pessoais e profissionais da desvalorização profissional e suas repercussões na motivação dos professores e nos processos de ensino e aprendizagem bem como possíveis alternativas de enfrentamento das dificuldades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Oliveira Ferreira, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática na PUCRS.

Adriane dal Bó, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática na PUCRS.

Marcelo Prado Amaral-Rosa, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Doutorado em Educação em Ciências pela UFRGS.

Valderez Marina do Rosário Lima, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Docente no PPG Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

Maurivan Güntzel Ramos, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Docente no PPG Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

FERREIRA, V. O.; DAL BÓ, A.; AMARAL-ROSA, M. P.; LIMA, V. M. do R.; RAMOS, M. G. A desvalorização do professor: percepções de professores participantes de um programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 1, p. 243–255, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.243-255.1481. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1481. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas