Clubes de Ciências e contribuições para a formação docente: uma análise narrativa
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.719-731.1477Palavras-chave:
Clubes de Ciências, formação docente, análise narrativa.Resumo
Clubes de Ciências são espaços não-formais de educação científica onde são desenvolvidas atividades de investigação com base nos interesses e perguntas dos alunos. O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições da monitoria em Clubes de Ciências para os licenciados em formação. Para isso, foram utilizados relatos de experiências vivenciadas por uma ex-integrante representativa do grupo, por ter composto a equipe de monitores do Clube por um período de quatro anos. Buscou-se, a partir de suas narrativas, responder a seguinte questão de pesquisa: Quais as contribuições da atuação em Clubes de Ciências para a formação docente manifestas nas narrativas de uma monitora egressa? As narrativas foram analisadas a partir do método Labov. Na perspectiva laboviana, uma narrativa é considerada completa quando é composta por seis fragmentos, sendo eles: introdução da narrativa, situação de tempo e lugar, complicação da ação da narrativa, avaliação da narrativa, resolução da complicação narrativa e coda ou fim da narrativa. Os resultados obtidos indicam que a experiência clubista proporcionou à futura professora uma experiência fora do modelo tradicional de ensino e, apesar de tratar-se de um caso específico, as contribuições ressaltadas pelo sujeito de pesquisa podem conduzir a reflexões que se estendam a outros participantes em formação inicial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.