Clubes de Ciências e contribuições para a formação docente: uma análise narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.719-731.1477

Palavras-chave:

Clubes de Ciências, formação docente, análise narrativa.

Resumo

Clubes de Ciências são espaços não-formais de educação científica onde são desenvolvidas atividades de investigação com base nos interesses e perguntas dos alunos.  O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições da monitoria em Clubes de Ciências para os licenciados em formação. Para isso, foram utilizados relatos de experiências vivenciadas por uma ex-integrante representativa do grupo, por ter composto a equipe de monitores do Clube por um período de quatro anos. Buscou-se, a partir de suas narrativas, responder a seguinte questão de pesquisa: Quais as contribuições da atuação em Clubes de Ciências para a formação docente manifestas nas narrativas de uma monitora egressa?  As narrativas foram analisadas a partir do método Labov. Na perspectiva laboviana, uma narrativa é considerada completa quando é composta por seis fragmentos, sendo eles: introdução da narrativa, situação de tempo e lugar, complicação da ação da narrativa, avaliação da narrativa, resolução da complicação narrativa e coda ou fim da narrativa.  Os resultados obtidos indicam que a experiência clubista proporcionou à futura professora uma experiência fora do modelo tradicional de ensino e, apesar de tratar-se de um caso específico, as contribuições ressaltadas pelo sujeito de pesquisa podem conduzir a reflexões que se estendam a outros participantes em formação inicial. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thelma Duarte Brandolt Borges, PUCRS

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas. Professora de Eucação Básica da rede municial e Estadual do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Doutoranda do PPG Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. Pesquisa na área de educação e ensino de Ciências,

Carla Melo Silva, PUCRS

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática. Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Graduada em Química pela ULBRA. Graduada em Pedagogia pela UNINTER. Atua como especialista em assuntos educacionais na rede municipal de educação em Criciúma-SC. Foi professora substituta de Química no Instituto Federal do RS, Campus Osório. Atuou na rede estadual de educação do RS.

Valderez Marina do Rosário Lima, PUCRS

Doutora em Educação pela PUCRS. Professora Universitária no PPG em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. Tem experiência na área de Educação com ênfase no ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

BRANDOLT BORGES, T. D.; SILVA, C. M.; LIMA, V. M. do R. Clubes de Ciências e contribuições para a formação docente: uma análise narrativa. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 719–731, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.719-731.1477. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1477. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)