Explorando a Geometria Fractal no Ensino Médio por meio de uma Oficina Pedagógica

Autores

  • Aline Picoli Sonza UFN - Universidade Franciscana
  • José Carlos Pinto Leivas UFN - Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1549-1561.1122

Palavras-chave:

Fractais, Ensino Médio, Oficina Pedagógica

Resumo

Diante da inegável necessidade de se buscar métodos e metodologias de ensino que tornem a aprendizagem de matemática mais atrativa, que desperte o interesse do estudante e que este seja um sujeito dinâmico no processo, o ensino dos fractais por meio de uma oficina pedagógica revelou-se como uma alternativa proeminente. Neste contexto, o presente artigo é o relato do desenvolvimento de uma oficina sobre Geometria dos Fractais em uma turma de 3º ano do Ensino Médio. A aplicação da oficina aconteceu em etapas que compreenderam uma abordagem inicial, contendo aspectos históricos, aplicações, características e curiosidades sobre os fractais, construções em papel quadriculado e em papel dobradura, e realização de análise e cálculos. A partir das construções foram realizadas discussões a respeito das características e das relações dos fractais com outras áreas e com outros tópicos de matemática do Ensino Médio. A análise dos resultados da aplicação da oficina permite concluir que os objetivos foram atingidos pois, além de identificar os fractais na natureza, suas características e a importância do seu estudo, os alunos conseguiram relacionar com outros tópicos da matemática já estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Pinto Leivas, UFN - Universidade Franciscana

Doutor e Ensino de Matemática

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

Sonza, A. P., & Leivas, J. C. P. (2018). Explorando a Geometria Fractal no Ensino Médio por meio de uma Oficina Pedagógica. Revista Thema, 15(4), 1549-1561. https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1549-1561.1122

Edição

Seção

Relatos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)