O conhecimento científico na concepção dos gestores de pesquisa, inovação e pós-graduação do IFRS

Autores

  • Magali Inês Pessini Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Luciana Calabró Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.589-597.1121

Palavras-chave:

Pesquisa, gestores, conhecimento científico.

Resumo

O estudo se propõe a identificar o habitus e a concepção do conceito de conhecimento científico dos gestores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa. Esta investigação se pautou da análise descritiva do cenário institucional, das características do perfil dos gestores, tais como: gênero, instituição de doutoramento e função institucional. Constatamos que o conhecimento científico se faz conceituado e alicerçado em estudos, experiências sistematizadas, conceitos oriundos da formação acadêmica e, também, de experiências profissionais anteriores a sua prática de gestão; bem como que o habitus dos gestores que participaram desta investigação permeia sua prática cotidiana de gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magali Inês Pessini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Tecnologia em Laticínios pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Pedagogia pela Anhanguera; mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale, e aluna do curso de doutorado em Química da Vida e Saúde - Educação e Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Assistente de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Luciana Calabró, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2001), mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é bolsista PNPD do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cientometria, Divulgação Científica e Educação.

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

PESSINI, M. I.; CALABRÓ, L. O conhecimento científico na concepção dos gestores de pesquisa, inovação e pós-graduação do IFRS. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 589–597, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.589-597.1121. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1121. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas