Demonstrações com Geogebra como atividades de ensino de matemática

Ricardo Augusto de Oliveira, William Vieira Gonçalves

Resumo


No presente trabalho temos por objetivo analisar os trabalhos publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) a respeito do uso do GeoGebra em atividades de estudo e ensino de Matemática, com a proposta de identificar características de seu uso em situações de ensino na abordagem de conteúdos, dentre os quais procurávamos indicações sobre o conceito de Derivada. Para tanto, utilizamo-nos da pesquisa qualitativa através do mapeamento destas obras no período de 2010 a 2018, onde identificamos cinco dissertações com nenhuma referência à abordagem do conteúdo de Derivada, nenhuma utilização do recurso de cálculos simbólicos do GeoGebra (janela CAS) e pouca utilização do recurso da linguagem LaTex na abordagem simbólico/algébrica das atividades matemáticas.


Palavras-chave


GeoGebra; Demonstrações matemáticas; Derivada.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.16.2019.149-162.1119

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref            

Logotipo do Latindex