Alfabetização Científico-Tecnológica com músicas: entendendo visões de ciências de Thomas Kuhn e Paul Feyerabend nas metáforas de Raul Seixas

Marcos Gervânio de Azevedo Melo, Marcos Cesar Danhoni Neves, Sani de Carvalho Rutz da Silva

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de analisar excertos de músicas que possam refletir visões de ciências e proporcionar contribuições ao processo de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) no Ensino de Ciências. Foram contempladas duas músicas do Raul Seixas, cuja análise buscou seguir as recomendações de Bardin (2011). A oportunidade de se refletir sobre visões de ciências, com a utilização de músicas, entremostra uma possibilidade incomensurável ao Ensino de Ciências, pois o conteúdo epistemológico pode ser valorizado e proporcionar uma visão mais ampla e mais adequada do conhecimento científico, contribuir para o entendimento da produção e evolução da ciência, mitigar as imagens estereotipadas sobre a figura dos cientistas e favorecer, assim, a ACT dos estudantes.


Palavras-chave


Músicas; Visões de ciências; Alfabetização Científica e Tecnológica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.16.2019.24-34.1072

Revista Thema

__________________________

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref          

  Logotipo do Latindex