Ensino híbrido com a utilização da plataforma Moodle

Débora de Sales Fontoura da Silva Frantz, Janilse Fernandes Nunes, Iuri Lammel Marques, Nelson Luiz Reyes Marques

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo evidenciar uma experiência com o uso de metodologias ativas, mediadas pelas Tecnologias Digitais (TDs). A iniciativa foi motivada na disciplina Tecnologia de Informação e Comunicação no ensino de Ciências e Matemática, que cursamos no Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana - UFN. A proposta de trabalho foi baseada em uma metodologia de ensino híbrido, na disciplina de Mecânica Analítica, fundamentada em um modelo pedagógico em Ensino a Distância (EaD) de Behar (2013), que consiste em conteúdos e em aspectos organizacionais, metodológicos e tecnológicos, bem como no ensino híbrido popularizado por Bergman e Sams (2016). Dessa forma, foi elaborado e estruturado um trabalho que pudesse envolver os estudantes do oitavo semestre do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas Visconde da Graça, em atividades que envolvessem o ensino híbrido com a utilização do recurso tecnológico Moodle. Tivemos como ponto de partida o conteúdo programático Dinâmica Hamiltoniana, do currículo de Licenciatura em Física, tendo sido programadas atividades que envolvessem o conteúdo específico da disciplina. Para esse fim, foram aplicadas videoaulas on-line do Youtube, com explicações detalhadas do conteúdo e das resoluções das atividades, que do mesmo modo traziam o debate para sala de aula, no Campus, em encontros presenciais ou em fóruns no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A experiência vivenciada por meio da prática com ensino híbrido propiciou um processo de construção do conhecimento em rede, por possibilitar a diversidade de ferramentas para a construção do mesmo. Essa diversidade de possibilidades foi de grande importância, pelo fato de proporcionar o ajustamento e a adaptação às necessidades individuais de cada estudante, contribuindo para que houvesse a liberdade de escolha por parte dos estudantes sobre as melhores formas e ferramentas para a construção do conhecimento.


Palavras-chave


Metodologias Ativas; Ensino híbrido; Moodle; Aula invertida.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.1175-1186.1070

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref          

  Logotipo do Latindex