Ciência e Tecnologia no Brasil: institucionalização e criação da carreira de Gestão, Planejamento e Infra-estrutura em C&T

Patricia Amelia Olano Morgantti, José Claudio Del Pino

Resumo


O presente artigo busca realizar uma análise da trajetória da carreira de Gestão, Planejamento e Infra-estrutura em Ciência e Tecnologia no Brasil, apresentando uma breve reconstituição histórica e uma exposição de problemas enfrentados em seu panorama atual. Para isso, abordaremos a institucionalização da Ciência e Tecnologia no cenário brasileiro; a criação da carreira de Gestão, Planejamento e Infra-estrutura em Ciência e Tecnologia; e as características do desempenho dos Analistas em Ciência e Tecnologia (C&T), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), instituição pública federal de fomento à pesquisa científica e tecnológica. Pretende-se, por fim, mostrar a importância de uma pesquisa sobre a possível relevância da educação continuada, mais especificamente, da realização de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), para o desempenho dos Analistas em C&T, tanto do ponto de vista individual quanto de sua contribuição no cumprimento da missão dessa Instituição pública.


Palavras-chave


Carreira de Gestão; Planejamento e Infra-estrutura em Ciência e Tecnologia; Desempenho dos Analistas em Ciência e Tecnologia; CNPq; Educação Continuada;Mestrado e doutorado.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.16.2019.129-148.1066

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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