O negro na literatura infanto-juvenil

Autores

  • Luciana Cunha Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Katia Gomes Silva CEFET/RJ

Palavras-chave:

Literatura infanto-juvenil negra, estereótipo, resistência, preconceito

Resumo

O presente trabalho pretende pesquisar como a imagem e a cultura negra vem sendo apresentadas nas obras literárias destinadas ao público infanto-juvenil. Faremos, inicialmente, uma passagem pela parte histórica da literatura infanto-juvenil para, posteriormente, analisarmos as tendências atuais centradas na produção de livros que buscam romper com os estereótipos e preconceitos sociais e raciais, criando textos mais próximos de uma realidadeplurirracial e multicultural como a nossa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Cunha Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Formada em Letras na Universidade Veiga de Almeida, com especialização em África/Brasil - laços e diferenças pela Universidade Católica de Petrópolis. Atualmente cursando Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Katia Gomes Silva, CEFET/RJ

Formada em História na Universidade Cândido Mendes, com especialização em História da África e do Negro no Brasil, pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente cursando o mestrado em Relações Etnicorraciais no CEFET/RJ.

Downloads

Publicado

2011-12-13

Como Citar

SILVA, L. C.; SILVA, K. G. O negro na literatura infanto-juvenil. Revista Thema, Pelotas, v. 8, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/106. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas