Questões étnicorraciais: a relevância na prática didático-pedagógica dos professores do curso Técnico em Mecânica do CEFET-MG

Autores

  • Silvaní dos Santos Valentim CEFET-MG

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico-raciais, PROEJA, formação de professores.

Resumo

Este trabalho versa sobre as questões étnico-raciais e a prática didático-pedagógica de professores de um curso técnico em Mecânica na modalidade educação profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade vincula-se ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Utilizou-se, como lócus da pesquisa, uma instituição federal de educação tecnológica. O presente estudo teve como marcos legais a Lei n° 10.639/2003, que dispõe sobre a obrigatoriedade da inclusão, no currículo oficial das redes de ensino e em todos os níveis, a história e cultura afro-brasileira e africana, e o Decreto n° 5.840/2006 e suas diretrizes, apresentado no documento base do PROEJA. Esse estudo acena para a importância da realização de pesquisas sobre as questões étnico-raciais na educação com ênfase na prática didática e pedagógica dos professores do ensino técnico e da educação tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-13

Como Citar

VALENTIM, S. dos S. Questões étnicorraciais: a relevância na prática didático-pedagógica dos professores do curso Técnico em Mecânica do CEFET-MG. Revista Thema, Pelotas, v. 8, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/101. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas