Medindo distâncias a partir de instrumentos não convencionais: uma abordagem extraclasse para o Ensino Fundamental

Autores

  • Fernando Francisco Pereira Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0003-2082-5416
  • Iara Souza Doneze Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.768-779.836

Palavras-chave:

Educação Matemática, Unidades de Medidas, Ensino Fundamental.

Resumo

Este trabalho relata a importância e os resultados de uma atividade extraclasse, que envolveu partes do corpo como instrumentos de medição, considerando-se os conhecimentos dos cotidianos dos alunos para o ensino de conteúdos matemáticos, especificamente, o conteúdo de Medidas de Comprimento. Participaram da atividade 8 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, com idade entre 11 e 13 anos de uma Sala de apoio à aprendizagem de Matemática. O objetivo de tal atividade foi auxiliar os alunos na compreensão inicial dos conceitos que evolvem as unidades de medidas de comprimento, os instrumentos e as ações que permeiam esse conteúdo, tais como estabelecer comparações, elaborar conversões e operar os valores obtidos. A justificativa para o estudo envolve a busca em contribuir para a discussão e o incentivo de práticas diferenciadas das comumente adotadas em aulas tradicionais. Ao final deste trabalho, conclui-se que os alunos apresentam concepções favoráveis ao ensino e aprendizagem desses conteúdos, por meio de uma atividade extraclasse que se desprendeu das concepções tradicionais de ensino e deu passagem para que os alunos fossem sujeitos ativos em sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Francisco Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Especialista em Informática Instrumental aplicada à Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Especialista em Ensino da Matemática e da Física pela Faculdade de Educação São Luís - FESL

Professor da Educação Básica na rede publica de ensino do estado do Paraná 

Iara Souza Doneze, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestranda em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Especialista em Informática Instrumental aplicada à Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Especialista em Ensino da Matemática e da Física pela Faculdade de Educação São Luís - FESL

Professora da Educação Básica na rede publica de ensino do estado do Paraná 

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

PEREIRA, F. F.; DONEZE, I. S. Medindo distâncias a partir de instrumentos não convencionais: uma abordagem extraclasse para o Ensino Fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 768–779, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.768-779.836. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/836. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos