A construção de objetos de aprendizagem como metodologia ativa para o ensino de integrais duplas
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.350-362.794Palavras-chave:
Cálculo, Teoria e prática, Objetos de aprendizagemResumo
Este trabalho versa sobre atividades compartilhadas e realizadas em uma disciplina de Cálculo II, de uma instituição do Ensino Superior, a partir de apontamentos e reflexões pertinentes às dificuldades e concepções de alunos de Cursos de Engenharia, quanto à compreensão do conceito de integral dupla e do seu uso no cálculo de área e volume. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985; GIL, 2002), na qual se buscou uma aproximação entre teoria e prática (DEMO, 2006, D’AMBROSIO, 2008, VEIGA-NETO, 2014). Como parte do processo avaliativo, os estudantes elaboraram, confeccionaram e apresentaram um sólido geométrico com o respectivo cálculo de área e volume a partir de integral dupla. Percebeu-se que essa produção se caracterizou como um objeto de aprendizagem potencialmente significativo (AGUIAR; FLORES, 2014, BRAGA, 2014, WILEY, 2000, MOREIRA; MASSONI, 2016, AUSUBEL, 1963) e contribuiu para os processos de ensino e de aprendizagem da turma, instigando e valorizando a pesquisa extraclasse e a participação dos estudantes como elementos essenciais para uma metodologia ativa (BERBEL, 2011).
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